Saltar navegação

TONICIDADE

CONCEITO

É a atividade primitiva e permanente do músculo, formando o fundo para as atividades motoras e posturais, O tônus muscular é o que assegura a preparação da musculatura para a maioria dos movimentos e atividades práxicas (coordenação voluntária de movimentos orientados por um fim).

O tônus exerce a função de alerta, atenção e vigilância, assegurando o bom andamento da atividade mental. Ele determina a atitude e, também, comanda o gesto, as expressões e as mímicas, refletindo e exteriorizando a expressão única relativa a um sujeito, reflete, ainda, as emoções, apresentando não uma ação puramente muscular de cada indivíduo. Por meio da atividade tônica, mantemos a estática e a equilibração, favorecendo a base de sustentação para todas as nossas ações, além de controlarmos a preensão, capacidade que nos favorece na maioria das atividades escolares e da vida diária. Um bom controle Tonico facilita o freio corporal (freio inibitório), que nos permite mudar e controlar a posição do corpo nas atividades motoras globais e distais.

Corpo espaço e objeto entram em fusão, porque o campo motor que surge do corpo equilibrado e seguro se inter-relaciona com o campo visual que copta o espaço e os objetos; mão e visão mutuamente guiadas e vigiadas por efeitos da tonicidade sustentadora estabelecem um acordo funcional entre postura e as praxias, cuja minuciosa conexão e sucessão integradas de etapas constitui o paradigma maturacional do desenvolvimento psicomotor da criança. (Tran-Thong, aput Fonseca, 2008, p.44). 

Um tônus equilibrado permite à criança desfrutar da autonomia e da autoestima necessárias para todo e qualquer processo de aprendizagem.

O tônus de suporte com base na extensibilidade e na passividade permite definir a propensão à hipotonia ou a hipertonia, cuja significação psiconeurológica é, de grande significação. 

A criança hipotônica é mais extensível, calma e termos de atividade, o seu desenvolvimento postura é normalmente mais lento que o das crianças hipertônicas, a sua predisposição motora centra-se mais frequentemente na preensão e nas praxias finas e, consequentemente, as suas atividades mentais surgem mais elaboradas, reflexivas e controladas. Um perfil adequado de extensibilidade e hipotonia surgem mais frequentemente no sexo feminino.

A criança hipertônica é menos extensível, ativa, com um desenvolvimento postural mais precoce, daí sua predisposição para a marcha e para a exploração do espaço envolvente, consequentemente, as suas atividades mentais surgem mais impulsivas, dinâmicas e, por isso fato também, mais descoordenadas e inadequadas. Este perfil surge com maior frequência no sexo masculino. No caso extremo de hipertonia e da hipoextensibilidade temos as crianças espásticas com paralisia cerebral.

Características Da Tonicidade:

Hipotonia - Movimentos mais soltos, mais leves, mais coordenados, com menor desgaste muscular.

Hipertonia - Multiplicidade de reações, exagerada produção motora, maior iniciativa, adquire mais rapidamente aquisições motoras fundamentais ao desenvolvimento.

Paratonia - A paratonia, definida por Ajuriaguerra, traduz a incapacidade ou a impossibilidade de descontração voluntária.

Sincinesias - Traduzem, segundo Ajuriaguerra e Soubiran, reações parasitas de imitação dos movimentos contralaterais e de movimentos peribucais ou linguais.

Diadococinesia - Compreende a função motora que permite a realização de movimentos vivos, simultâneos e alternados.