Saltar navegação

RESUMO

 

A Psicomotricidade é um meio de envolver os indivíduos aprimorando suas capacidades físicas e mentais, através do movimento, do lúdico, do prazer e da alegria que devem permear a vida escolar, dentro do contexto da Educação Infantil, como dimensões indissociáveis do ser humano.

A necessidade da psicomotricidade no contexto escolar é alicerçada na participação coletiva, através da autonomia, da criatividade e da socialização, estabelecendo uma interligação entre a psicomotricidade, o corpo e a mente saudáveis, comprovando a sua importância para o desenvolvimento do ser integralmente.

A habilidade psicomotora, visa um padrão de movimento, requer operações fundamentais e experiências vivenciadas pelo ser total que participa, de acordo com a sua individualidade, no seu ritmo próprio, em busca de sua adaptação no grupo que pertence, à sociedade em que vive. Por isso, o processo educacional depende também de uma conscientização cultural de um grupo social.

Comprovar a importância do desenvolvimento da psicomotricidade no contexto escolar é valorizar o ser uno e total, indivisíveis em suas ações e pensamentos. Considerando a relevância da psicomotricidade no desenvolvimento integral da criança, justificando este estudo, sobretudo pela construção de um novo pensamento voltado a psicomotricidade. Pois o desenvolvimento psicomotor é fundamental para formação de um ser atuante na sociedade e que busque a harmonia e a conscientização para um mundo melhor.