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DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

Durante a fecundação, o desenvolvimento da criança prossegue de estágio a estágio, em uma evolução sequenciada e ordenada, sendo que cada estágio representa um grau ou nível de maturidade. Cada nível de maturidade diz respeito a períodos integradores e mudanças fundamentais no foco e nos centros de organização, demonstrando a progressão do desenvolvimento fisiológico, resultado da atividade reflexiva, da qual ele dispõe para introduzir-se neste novo meio, Isto é, fora do útero.

O bebê é frágil, incapaz de resolver suas necessidades básicas de sobrevivência. Ele é dependente de um espaço acolhedor, representado na figura dos pais, para sua nutrição, higiene e cuidados pessoais que possam suprir todas as necessidades urgentes no início de sua vida.         

Quanto mais a criança for estimulada a vivenciar experiências novas e apropriadas para sua faixa etária, tanto maior e melhor será seu desenvolvimento. Com a maturação e o desenvolvimento neurológico da criança, todas as informações resultantes de suas experiências ficam registradas no cérebro e se tornam gradativamente especializadas. Os neurônios comunicam-se cada vez mais eficaz e rapidamente, por meio do processo de mielinização, isto é, uma bainha formada de uma substancia gordurosa chamada mielina, que recobre o axônio (prolongamento do neurônio que leva as informações até o núcleo da célula), isolando-os eletricamente uns dos outros e melhorando a condutividade. Todas as aquisições requerem uma atividade completa do Sistema Nervoso. O corpo responde a um estímulo cerebral voltado a um fim determinado (psicomotricidade). O córtex, por meio das informações sensoriais e afetivas, realiza a percepção do meio, que só pode ser adquirida com a ajuda das experiências motoras e que integram o espaço, o tempo e as relações com o mundo dos objetos e das pessoas.

A motricidade tem a função de levar as experiências concretas, ao cérebro que fará a decodificação de cada estímulo sensorial e afetivo e armazenará toda a gama de informações perceptivas e, mais tarde, simbólicas, que tais vivências trouxeram ao indivíduo. Finalmente o córtex motor, devolverá, também por meio da motricidade, a resposta adaptativa, necessários a cada exigência do meio.

Durante o desenvolvimento psicomotor da criança, seu cérebro vai modificando a estrutura física, em razão de seu aprendizado. O cérebro humano realiza novas conexões de acordo com as exigências do meio, levando-o a se reorganizar continuamente. Ele é flexível, capaz de aprender e de se adaptar, de melhorar e aperfeiçoar as habilidades mais utilizadas em consequência da estimulação.

O desenvolvimento da inteligência é, pois, em grande medida, função do contexto social e histórico cultural, isto é, da qualidade e do tipo de interações que os outros exercem sobre o indivíduo; ou seja, é fruto da incorporação ou integração do que está fora dele ou, melhor dito, de como o extra corporal ou extra biológico que consubstanciam a cultura são transmitidos pelos outros mais experientes e são apropriados pelo próprio indivíduo. (Fonseca, 2008, p.40).