Saltar navegação

PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Os conteúdos a serem trabalhados com os alunos se forem explorados através de jogos e brincadeiras que propiciem a experiência através da manifestação corporal, terão muito mais significado e serão muito mais apreendidos, contribuindo dessa forma para a sua formação integral.

Sendo assim, torna-se importante o aprofundamento do tema psicomotricidade no sentido de relacioná-lo às possíveis dificuldades de aprendizagem, visando com isso auxiliar o professor na sua práxis pedagógica, bem como um trabalho integrado com o profissional de Educação Física.

Entendendo que os elementos da psicomotricidade estão relacionados entre si e interagem na formação do indivíduo, abaixo, temos um pequeno resumo, exemplificando alguns tipos de dificuldades escolares associadas à esses elementos e algumas atividades interventivas:

Tonicidadereflete no estado geral da Postura; Na Organização de base; A estruturação tônico-muscular (hipotonicidade e hipertonicidade); Nível reação tônico-emocional e no Estado de atenção, alerta e vigília.

  • Dificuldades motoras: dificuldade com postura correta; tensão muscular, rigidez, sincinesias, causando dificuldade na execução; a criança não consegue ficar quieta (desengonçada); letra com traço forte ou leve.
  • Comportamento: desatenção; apatia; Impulsividade; baixa autoestima; ansiedade e Insegurança.
  • Atividades: Músicas\danças, jogos e brincadeiras; jogo Twister; atividades de contração e descontração; exercícios de respiração, alongamento, relaxamento e descontração; pique pegue com comando; deslocamentos variados.

 

Equilíbrio - é responsável pelos ajustes posturais antigravitários, estabelecendo autocontrole nas posturas estáticas e no desenvolvimento de padrões locomotores (Luria, 1981; Fonseca, 1995). Equilíbrio estático e dinâmico.

  • Dificuldades motoras: quedas constantes; coordenação prejudicada; postura inadequada e instável.
  • Comportamento: medo; Iisegurança; desatenção.
  • Atividades: equilibrar-se em um só pé, na ponta dos pés; deslocamentos em um só pé, com os dois juntos; brincadeiras de pique pega com comando (pique avião); amarelinha; andar sobre linhas retas ou curvas.

 

Noção corporal - a evolução integral da criança é sinônima de conscientização e conhecimento cada vez mais profundo do seu corpo, a criança é seu corpo, pois é através dele que ela elabora todas as suas experiências vitais e organiza toda a sua personalidade.

  • Esquema Corporal: conhecimento intelectual das partes do corpo e suas funções; Noção do Eu, conscientização corporal, percepção corporal e condutas de imitação; Reconhecimento e conceito de Direita e esquerda; Imagem Corporal: é a impressão que a pessoa tem de si mesma; Desenho do corpo.
  • Dificuldades motoras: movimentos descoordenados; lentidão; postura inadequada; Dificuldades em nomear as partes do corpo; falta de controle de      em determinadas       partes do corpo; Dificuldades na percepção da        posição dos membros; Problemas de orientação espaço temporal; Desenho da figura humana pobre; Má caligrafia; leitura inexpressiva, não harmoniosa.
  • Comportamento: Timidez e retraimento; Dificuldade de se expressar; Mau humor; Dificuldade de ajuste ao meio; Desatenção.
  • Atividades: Músicas infantis; Twister; Brincadeiras de rodas; Imitação de gestos; Circuitos de atividades motoras; Rolamentos e deslocamentos variados; Atividades de mímicas e expressão corporal.

 

Lateralidade - é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro. O lado dominante apresenta maior força, precisão e rapidez, inicia e executa a ação principal.

  • Dominância lateral - Direita e Esquerda; Em nível de olho, ouvido pé e mão a dominância poderá ser: Homogênea, Cruzada e Ambidestra;
  • Dificuldades motoras: Dificuldade de reconhecimento direita esquerda; Dificuldade na estruturação espacial; Má postura; Dificuldade na discriminação visual; Dificuldade de linguagem; Dificuldade de seguir direção gráfica (ex: leitura iniciando pela esquerda); Comum escrita de letras e números “em espelhos”.
  • Comportamento: Insegurança, indecisão; Desajuste emocional: Baixa estima.
  • Atividades: Músicas\coreografias (Xuxa, A direita);Twister (jogo), jogo sobe e desce; Atividade Comando (Chic-Chic, Boca de forno);Atividades com bolas exercitando a direita e esquerda; Jogos e brincadeiras ( amarelinha);

 

Estruturação espacial - embora o acesso ao espaço seja proporcionado pela motricidade, a visão é o sistema sensorial mais preparado para estruturar as questões espaciais. Consciência da situação de seu corpo no espaço, do seu corpo em relação as pessoas e aos objetos e a relação dos objetos entre si; Possibilita a organização da pessoa perante o mundo que a rodeia, de organizar as coisas entre si; É fundamental para possibilitar a criança alcançar a abstração;

  • Dificuldades motoras: Dificuldade na discriminação visual; Dificuldade de respeitar ordem de sucessão de letras nas palavras e das palavras nas frases; Dificuldades em respeitar limites da folha, acumula letras; Dificuldade para organizar – espalha as coisas; Dificuldade em orientar-se no espaço; Não distingue direita e esquerda; Confunde b/d, on/ou, 12/21, 69/96;Dificuldades em reconhecer termos espaciais como longe perto, alto baixo, frente trás.
  • Dificuldades de Comportamento: Desorganização; Inibição; Dificuldade de relacionamento.
  • Atividades: Músicas\coreografias (Xuxa,À direita);Twist (jogo);Quebra cabeça; Atividade Comando (Chic-Chic,Boca de forno);Pique Pega; Montar quebra cabeças; Jogo Sobe Desce; Deslocamentos contornando objetos; Diversos jogos e brincadeiras; Ditado topológico;

 

Estruturação Temporal - pelo ritmo das ações e dos acontecimentos num contexto de rotinas, é que a criança adquire noção temporal necessária para conviver com antes e depois, com o passado e o presente; Ordem e sucessão de acontecimentos; Ritmos corporais; Ritmos diversos.

  • Dificuldades motoras: Dificuldade de descobrir ordem e sucessão dos acontecimentos; Dificuldade de perceber intervalos, dif. na leitura; Dificuldade de seguir ritmo regular; Não se situa “antes” e “depois”; Não tem noção de hora – não se organiza no tempo; Ações desorganizadas; Não consegue relatar fatos; Leitura interrompida; Dificuldades em matemática.
  • Comportamento: Desorganização; Atrasos.
  • Atividades: Músicas\coreografias (Xuxa, À direita); Brincadeiras de roda cantadas; Atividade Comando (Chic-Chic,Boca de forno); Ouvir e sentir ritmos corporais; Chutar, quicar bolas ou jogar para o alto, Sobe desce; Contar e recontar história observando a sequência; Montar jogos de sequência lógica.

 

Praxia (coordenação motora) global - a maturação motora e neurológica da criança é que concretiza está conduta motora de base. Para vencê-la haverá um refinamento das sensações e percepções: visual, auditiva, cinestesica, tátil. Comprovadamente ela ocorre devido à grande solicitação motora e muscular que as atividades infantis requerem.

  •  A Praxia Global depende: Equilíbrio corporal; Noção do eixo corporal; Coordenação dos movimentos; Conscientização de seu corpo e das posturas; Economia de movimento; Dissociação de movimento; Resistência e força muscular;
  • Dificuldades motoras: Desequilíbrio falta de coordenação; Dificuldades no conhecimento integrado do corpo; Dificuldade de controle dos gestos; Dificuldade no desenvolvimento da coordenação visomotora; Postura incorreta ao sentar: inclinada ou deitada, prejudicando a execução das atividades; Incapacidade de formular intenções ou tarefas motoras; Dificuldade na leitura, escrita e nos cálculos; Dificuldades em executar uma ação que exija planejamento e complexidade; Movimentos esteticamente feios, bruscos, sem ritmo;
  • Comportamento: Apatia; Dificuldade de relacionamento.
  • Atividades: Exercícios de dissociação de quadris, ombros e membros; Movimentos cruzados; Corridas, danças, coreografias; Pular corda; Atividades óculo manuais (visomotora).


Praxia fina:
É a boa utilização de nossas extremidades, com destreza e habilidade manual; Essa conduta abrange também a coordenação visomotora, sendo necessário também um controle ocular acompanhado com os gestos da mão. É necessário que haja uma independência dos braços com os ombros e das mãos com os dedos.

  • Dificuldades motoras: Dificuldade na leitura, escrita e nos cálculos; Dificuldades em executar uma ação que exija planejamento e complexidade; Dificuldades no conhecimento integrado do corpo; Rotação da folha, dif. em copiar do quadro; Braço curvo.
  • Comportamento: Perturbação psicológica- não concentra; Ansiedade e insegurança.
  • Atividades: Alinhavo; Jogo de bolina de gude, baliza; Colagem, recorte, pintura, segurar objetos e folhear; Construir torres de seis a oito cubos com 3cm de lado e tampinhas de garrafas; Fecha zíper; Tira os próprios sapatos (dar laços).