Saltar navegação

ASPECTOS SENSORIAIS E PERCEPTIVOS

Antes do nascimento a criança já percebe os estímulos sensoriais dentro do útero materno. O que permite a sua adaptação ao novo meio. Assim, os sentidos tornam-se os canais condutores desses estímulos, que podem ser:

Exteroceptivo - Este Sistema sensorial tem seus órgãos sensoriais localizados na periferia corporal (olhos, orelhas, pele, nariz e boca). Agem a partir das informações transmitidas por células sensitivas que por sua vez, são estimuladas por sensações que ocorrem no ambiente circundante, isto é, fora do corpo (ex.; estímulos visuais ou auditivos).

Proprioceptivo – Este sistema é que direciona as informações relacionadas aos movimentos corporais e a posição do corpo. Os receptores proprioceptivos localizados nos músculos (fuso neuro-muscular), no tendão, nas cápsulas articulares (complexos de Golgi) e no labirinto (sistema vestibular). Fornecem informações referentes à posição e ao movimento dos membros do corpo (Fonseca, 2008, p. 577).

Interoceptivo – O sistema sensorial rege as informações emocionais ligadas ao controle de todo equilíbrio fisiológico. Este sistema sensorial permite que o indivíduo se aproprie das estimulações recebidas dos aparelhos digestivos, respiratório e circulatório.

A criança aprende desde o nascimento por meio dos sentidos de seu corpo, a conhecer o mundo a sua volta e a se mover nele. Alguns dos canais sensoriais mais utilizados pela espécie humana são: : Visão, Olfato, tato, Audição, Paladar e sentido Cinestésico (GONÇALVES, 2012).

A percepção é de grande relevância no processo de aquisição de competências indispensáveis nas aprendizagens escolares, pois desde muito cedo, a criança é colocada em situações que propiciam o contato com o mundo das sensações, sendo estimuladas em seu meio, transformando experiências em aprendizagem e, esta, em inteligência

A aprendizagem acontece em um ambiente complexo, cheio de estímulos e sensações vividas da interação com o meio familiar, onde o bebê lança mão de um mundo sonoro, visual, tátil-cinestésico, para melhor percebê-lo e compreendê-lo.