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PADRÕES DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Os padrões de desenvolvimento Psicomotor são:

Lei céfalo-caudal: as partes do corpo que estão mais próximas da cabeça são controladas antes, sendo que o controle estende-se posteriormente para baixo. A criança mantém sua cabeça ereta antes do tronco e utiliza-se dos membros superiores antes dos membros inferiores. Com base nisso, observa-se que o bebê segura a cabeça, arrasta, senta, vira, engatinha para, depois, colocar-se em pé.

Lei próximo-distal: são controladas primeiro as partes que estão mais próximas do eixo corporal, em seguida as que se encontram mais afastadas. Percebe o eixo corporal e seus dois lados, partindo o controle do centro para as extremidades. Controla primeiro a articulação do ombro, depois do cotovelo e depois da mão e dedos, que serão os últimos a se especializarem.

O movimento da criança vai integrando e controlando voluntariamente um maior número de grupos musculares (coordenação global), e vai se tornado progressivamente mais precisa (coordenação fina), permitindo incorporar repertórios psicomotores mais especializados e complexos, favorecendo uma maior percepção do meio e a busca de maneiras mais ajustadas de agir sobre ele. Com a maturação a criança vai passando por todas as fases de fortalecimento tônico, até ficar em pé e equilibrar (céfalo-caudal) e, a partir daí começar a individualizar com a locomoção. Com a exploração do espaço e dos objetos, a criança incorpora novos esquemas de ações e coordenações bilaterais, tornando-se conscientes de sua existência e da interação com o universo ao seu redor (próximo-distal).

De etapa em etapa, a psicogênese da criança mostra, através da complexidade dos fatores e das funções, através da diversidade e das oposições das crises que a assinalam, uma espécie de unidade solidária, tanto em cada uma como entre elas. É contra a natureza tratar a criança fragmentariamente. Em cada idade ela constitui um conjunto indissociável e original. Na sucessão das suas idades, ela é um único e mesmo ser em curso de metamorfoses. Feita de contrastes e de conflitos, a sua unidade será, por isso, ainda mais suscetível de desenvolvimentos e de novidade. (Wallon, 2005, p.215).

Daí em diante as condições funcionais ideais de estimulação recebida pela criança é que vai sustentar o seu desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.