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NOÇÃO DE CORPO

CONCEITO

O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação de seu corpo com os objetos de seu meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais. (Oliveira,1999, p.47).

A evolução da criança é sinônimo de conscientização e conhecimento cada vez mais profunda do seu corpo, ou seja, do seu eu total. É com o corpo que a criança elabora todas as suas experiências vitais e organiza toda a sua personalidade... (Ajuriaguerra,1972).

Esquema corporal - Segundo Quirós (1979) a descrição do esquema corporal baseia-se na informação que se tem a nível cortical do próprio corpo. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que o indivíduo tem do seu próprio corpo em um contexto concreto, isto é, a capacidade de reconhecer e nomear as partes do corpo e as funções que elas desempenham. A criança, por meio da captação do seu corpo, isto é, pelas explorações sensoriais com a boca e com as mãos, vai se percebendo e realizando esquemas, num conhecimento não-verbal, e com as interferências do meio, a criança vai formando a representação do seu corpo.

 Alguns aspectos que compõem o esquema corporal: Conhecimento do corpo e de suas partes interligadas (segmentação); Consciência do corpo enquanto realidade vivenciada (ação); Construção de esquemas (experiências sensório-motoras); Construção concreta dos limites corporais (o corpo no espaço físico).

Os seres humanos só podem chegar ao desenvolvimento simbólico e á construção de relações interpessoais desde que integrem o sistema postural e a noção de corpo. (Fonseca, 2004, p. 71).

Imagem corporal - relaciona-se com os aspectos emocionais e com as necessidades biológicas e relacionais, que também irão compor a noção decorpo. Segundo L. Bender (1956 apud Quirós,1979). Caracteriza-se pela imagem que se tem do próprio corpo, em um contexto psíquico e subjetivo. A criança descobre seu corpo, conhece-o e faz uma imagem dele em função da utilização e dos significados que lhe são atribuídos, por meio dos resultados de experiências psicomotoras e da relação com o outro.

Lacan (apud Bernardinho, 2006, p. 290) teoriza que acriança constitui sua própria imagem no momento em que ela a contempla no espelho e ali se reconhece, ressalta, também, o papel do olhar do outro, o materno, isto é, a confirmação fornecida pelo adulto por meio de olhares e palavras atuando como possibilitadora identificação da criança.

A imagem corporal perde seu sentido de imagem fragmentada em partes ou pedaços, para surgir como uma globalidade, eu unidade, a que se associa, já é também o sentimento do ser alguém. (Ajuriaguerra, apud Fonseca, 2008, p149).

Na prática, o bebê inicia seu autoconhecimento pela sua boca, depois pela exploração de suas mãos. Até poder ver sua imagem total refletida num espelho e perceber-se como imagem refletida. Ele se identifica com a própria imagem, a partir da confirmação fornecida pelo adulto por meio de palavras, olhares e gestos repletos de significação. Então a verdadeira imagem que fazemos de nós mesmos é resultado de todas as nossas experiências vividas, permeadas pela carga de satisfação e insatisfação que trazemos com elas.

A criança deve ter a possibilidade de experimentar o seu corpo para que conheça seus limites, para que perceba esse corpo como ocupante de um espaço único. A noção de corpo traz a consciência do ser como vivente e pertencente a um meio particular. A criança com uma boa noção de corpo executa suas ações apoiando-se nos segmentos corporais, atribuindo a cada um deles a sua porcentagem de responsabilidade por um movimento bem executado. A criança precisa viver os conceitos de limites, espaço, capacidade e desejo, em seu corpo, para depois ser capaz de transmitir esses conceitos para fora dele. O corpo deve ser a primeira referência para que a criança possa decifrar o universo das imagens e dos símbolos falados e escritos.

SAIBA MAIS

Alguns aspectos que compõem a imagem corporal são: percepção e organização do eu individual; percepção da imagem total no espelho; percepção dos limites corporais.