Saltar navegação

ASPECTOS AFETIVOS

Quando a criança nasce, ela já está equipada com um repertório de condutas afetivas que lhe permite expressar suas necessidades básicas de sono, alimentação, repouso, entre outras. Portanto, podemos considerar que as primeiras formas de comunicação estão ligadas aos seus desejos, seus desconfortos, suas necessidades. Desce muito cedo, a criança já é capaz de interagir afetivamente a objetos e pessoas, usando sorrisos e outras manifestações de formas reflexas.

 A criança realiza gestos, expressões faciais e sinais linguísticos, como atitudes voluntárias, se apropria destas ações buscando novas aprendizagens.

Portanto, as condutas afetivas não podem ser consideradas apenas uma reação a uma experiência; elas também são formadoras de experiências, já que as trocas entre o bebê e seus pais e os que estão a sua volta, criam situações e experiência novas para ambos os lados, proporcionando-lhe um diálogo próprio.

A criança vai aprendendo a conhecer as próprias emoções e a identificar os sentimentos dos outros em relação a ela, reconhecendo antecipadamente, o que certos comportamentos podem causar aos outros e prevendo, então, experiências positivas ou negativas.