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PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade teve em seu início um foco no aspecto motor e neurofisiológico, partindo da análise da relação entre o atraso do desenvolvimento motor e o atraso intelectual. Aspecto que permite o entendimento de que a psicomotricidade ultrapassa os problemas motores e direciona também a relação entre o gesto e a afetividade associada à investigação destes.

Neste sentido, a psicomotricidade relaciona de forma globalizada aos aspectos sociais afetivos cognitivos e motores como resgate da qualidade de vida.

Alguns conceitos de Psicomotricidade:              

  • É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas... (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
  • É a relação entre Motricidade e Inteligência permitindo relacionar o movimento ao afeto, à emoção, ao ambiente e os hábitos da criança. (Wallon).
  • É uma terapia que, agindo por intermédio do corpo sobre as funções mentais perturbadas, considera a pessoa na sua totalidade, melhorando as qualidades de atenção, representação e relacionamento visando, pelo movimento, uma organização mental cada vez maior. (Victor Fonseca - 2008).

Segundo André Lapierre (1989), a psicomotricidade considera o Ser físico e social em transformação permanente e em constante interação com o meio, modificando-o e modificando-se. Na psicomotricidade é trabalhado a vivencia corporal, o campo semiótico das palavras e a interação entre objetos e o meio para realizar uma atividade. (Apud BUENO, 1998, p.19).

Objetivos

A psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade, visando o conhecimento e a domínio do seu corpo. Dizemos que é um fator fundamental ao desenvolvimento global e é base para todo processo intelectual de aprendizagem.

É importante também nos seguintes aspectos: 

  • Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
  • Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
  • Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
  • Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
  • Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
  • Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
  • Induzir a confiança em si mesma (na criança);
  • Trabalhar a comunicação para a interação social;
  • Algumas atividades que desenvolvem a psicomotricidade
  • Rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras.