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ÁREAS DE ATUAÇÃO

Reeducação psicomotora

O trabalho da reeducação privilegia a princípio, três situações: o alívio do problema, a redução do sintoma e a adaptação ao problema, através de jogos e exercícios psicomotores.

Na reeducação deve-se privilegiar a expressão livre e harmoniosa do corpo.

A metodologia se apoia na sistematização, no nível de idade e nos riscos – reforço do problema.

As conclusões, ou seja, os resultados do exame dependem dos sintomas apresentados e da qualidade da relação estabelecida.

 

Educação psicomotora

É dirigida basicamente a crianças normais pretendendo favorecer ao máximo, o desenvolvimento psicomotor e evitar os desvios da personalidade.

É uma atividade preventiva que através da prática psicomotora propicia o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento global.

Segundo Lapierre: “A atividade espontânea é uma porta aberta à criatividade sem fronteiras, à expressão livre das pulsões, ao imaginário e simbólico, ao desenvolvimento livre da comunicação.”

Uma atividade através do movimento, visando um desenvolvimento de capacidades básicas – sensoriais, perceptivas e motoras, propiciando uma organização adequada de atitudes adaptativas, atuando como agente profilático de distúrbios da aprendizagem. (Regina Morizot – 1979 – p16)


Terapia psicomotora

Tem como objetivo a utilização do corpo, com seus movimentos e sua expressividade, através de uma linguagem pré-verbal, que mostram os conflitos e dificuldades na relação EU – OUTRO – OBJETO, a serem resolvidos ou minimizados.

É através do corpo e seus movimentos, que se diagnosticam os atrasos psicomotores, ou disfunções apresentados pelo sujeito. É uma terapia a nível corporal que tende a modificar uma organização psicopatológica.

O cliente vive situações afetivas e emocionais. É abordado o sintoma diretamente, o sujeito revive situações passadas através de jogos regressivos, no corpo a corpo através da ludicidade e dos jogos simbólicos, o trabalho acontece no contexto relacional e afetivo – verbal, corporal, corporal-verbal, vivenciado.

O relaxamento também é usado como práticas terapêuticas, assim como atividades livres, lúdicas e ordenadas.

Depois de conhecer a história e conceitos da Psicomotricidade, vamos agora entrar no tema desenvolvimento psicomotor e aprendizagem.

SAIBA MAIS

A Terapia Psicomotora é destinada a indivíduos normais ou portadores de deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades de comunicação, de expressão corporal e de vivência simbólica (Fonseca, 2008).

Objetivos da Terapia psicomotora:

  • Atingir a pessoa em sua globalidade, aprimorando as predicados de atenção, representação e relacionamento, apontando, pelo movimento, um arranjo intelectual cada vez mais acrescentada;
  • Melhorar a atividade mental que preside à elaboração, transmissão, execução e controle do movimento;
  • Promover a consciência e integração do corpo;
  • Afirmar a lateralidade;
  • Autocontrole corporal, orientação espaço temporal; Inibir as pulsões motoras;
  • Melhorar a representação do movimento;
  • Valorizar o aspecto simbólico e expressivo do movimento;
  • Educar o movimento/ desenvolvendo as estruturas cognitivas e afetividade.