ÁREAS DE ATUAÇÃO
Reeducação psicomotora
O trabalho da reeducação privilegia a princípio, três situações: o alívio do problema, a redução do sintoma e a adaptação ao problema, através de jogos e exercícios psicomotores.
Na reeducação deve-se privilegiar a expressão livre e harmoniosa do corpo.
A metodologia se apoia na sistematização, no nível de idade e nos riscos – reforço do problema.
As conclusões, ou seja, os resultados do exame dependem dos sintomas apresentados e da qualidade da relação estabelecida.
Educação psicomotora
É dirigida basicamente a crianças normais pretendendo favorecer ao máximo, o desenvolvimento psicomotor e evitar os desvios da personalidade.
É uma atividade preventiva que através da prática psicomotora propicia o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento global.
Segundo Lapierre: “A atividade espontânea é uma porta aberta à criatividade sem fronteiras, à expressão livre das pulsões, ao imaginário e simbólico, ao desenvolvimento livre da comunicação.”
Uma atividade através do movimento, visando um desenvolvimento de capacidades básicas – sensoriais, perceptivas e motoras, propiciando uma organização adequada de atitudes adaptativas, atuando como agente profilático de distúrbios da aprendizagem. (Regina Morizot – 1979 – p16)
Terapia psicomotora
Tem como objetivo a utilização do corpo, com seus movimentos e sua expressividade, através de uma linguagem pré-verbal, que mostram os conflitos e dificuldades na relação EU – OUTRO – OBJETO, a serem resolvidos ou minimizados.
É através do corpo e seus movimentos, que se diagnosticam os atrasos psicomotores, ou disfunções apresentados pelo sujeito. É uma terapia a nível corporal que tende a modificar uma organização psicopatológica.
O cliente vive situações afetivas e emocionais. É abordado o sintoma diretamente, o sujeito revive situações passadas através de jogos regressivos, no corpo a corpo através da ludicidade e dos jogos simbólicos, o trabalho acontece no contexto relacional e afetivo – verbal, corporal, corporal-verbal, vivenciado.
O relaxamento também é usado como práticas terapêuticas, assim como atividades livres, lúdicas e ordenadas.
Depois de conhecer a história e conceitos da Psicomotricidade, vamos agora entrar no tema desenvolvimento psicomotor e aprendizagem.
SAIBA MAIS
A Terapia Psicomotora é destinada a indivíduos normais ou portadores de deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades de comunicação, de expressão corporal e de vivência simbólica (Fonseca, 2008).
Objetivos da Terapia psicomotora:
- Atingir a pessoa em sua globalidade, aprimorando as predicados de atenção, representação e relacionamento, apontando, pelo movimento, um arranjo intelectual cada vez mais acrescentada;
- Melhorar a atividade mental que preside à elaboração, transmissão, execução e controle do movimento;
- Promover a consciência e integração do corpo;
- Afirmar a lateralidade;
- Autocontrole corporal, orientação espaço temporal; Inibir as pulsões motoras;
- Melhorar a representação do movimento;
- Valorizar o aspecto simbólico e expressivo do movimento;
- Educar o movimento/ desenvolvendo as estruturas cognitivas e afetividade.