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ASPECTOS COGNITIVOS

As funções cognitivas representam o processo pelo qual um organismo recebe informações e as elabora para pautar seu comportamento.

Por meio do movimento e atuando no ambiente, o bebê vai vivendo e criando novas experiências para si mesmo, estas experiências são atraentes e interessantes ao bebê, pois vão além do que ele pode compreender no momento. Os seus esforço vão se consolidado em aprendizagens, em acúmulos de novos entendimentos. O prazer em realizar novas ações que vão sendo significativas pelo outro experiente, as quais vão sendo reforçadas, leva o bebê a repetir a ação, repetir a incerteza, repetir incontáveis possibilidades de ação novamente e, finalmente apropriar-se deste conhecimento e melhorando os níveis de cognição.

Na visão Piagetiana (1970), a linguagem, por meio da imitação tem sua origem na função simbólica (no final do estágio sensório-motor), desenvolvendo-se dependência com a inteligência. Paralelamente às ideias de Piaget, existem outros estudos que atribuem às aquisições cognitivas da criança, durante p primeiro ano de vida, como resultado de uma relação com o mundo de objetos e, também, como a criação da compartilhada de estruturas produtivas em um mundo de pessoas que se comunicam (Wallon, 2005).

Gera cognição, quanto maior for a estimulação e a interação social e comunicativa da criança com seu ambiente, maior será sua capacidade de criar esquemas que antecipem o resultado de sua ação.

Cognição – ato ou ação de conhecer ou adquirir conhecimentos. Explica como a criança pensa e aprende. Pressupõe a estimulação de:

Percepção e discriminação – capacidade de receber, discriminar, analisar e interpretar sensações recebidas. Ocorre quando se opera uma estimulação sensorial.

Memória – capacidade de receber, registrar e fixar estímulos. Envolve: memória visual, auditiva e visomotora.

Segundo (Fonseca, 1995), a memória ocupa uma função importantíssima na aprendizagem. Ao eleger e chamar o conhecimento assimilado e concretizado, o cérebro combina-a, relaciona-a, classifica-a e organiza-a de uma forma sequencializada e classificada para resultados de atendimento, de integração e de expressão.

Atenção – constitui-se no modo como a mente seleciona e fixa determinados estímulos mantendo as funções de alerta e vigília por um período de tempo.

A atenção depende de outras variáveis como motivação, entusiasmo, curiosidade para mobilização e estabilização da atenção necessária a aprendizagem consciente.

Raciocínio – formas de pensar graças às quais busca solucionar problemas.

Raciocínio e pensamentos estão relacionados, pois é através do raciocínio que o pensamento se organiza.

Linguagem - Linguagem é todo sistema de signos que serve como meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos.

Vocabulário – (conjunto de palavras de uma língua) – oferecendo oportunidade para que o aluno possa ampliar e enriquecer sua linguagem seu vocabulário.

Fluência e codificação – (facilidade de expressar e comunicar-se). É através da expressão e comunicação que a criança irá adquirir o domínio linguístico (ex: dramatização, música, poesias, histórias etc.).

Compreensão da leitura – Segundo Fonseca para que a criança possa ler é necessário associar “o símbolo gráfico (que se vê) a um componente auditivo que se lhe sobrepõe e lhe confere um significado”.

Escrita – É a representação simbólica, gráfica da expressão verbal. “Consiste em saber o desenho dos símbolos, o que decorre da capacidade de decodificar as correspondências entre os sinais gráficos – grafemas (entendimentos visual das palavras na língua escrita) e os fonemas (entendimento auditivo na língua oral)”.