HISTÓRIA DA PSICOMOTRICIDADE
CONCEITO
A psicomotricidade surgiu no início do século XIX, a partir do discurso médico, o corpo passou a ser estudado por neurologistas com o objetivo de compreender as estruturas cerebrais, e posteriormente, por psiquiatras para conhecer as patologias mentais.
Você vai iniciar esse estudo da Psicomotricidade, conhecendo um pouco da história e áreas de atuação.
Em 1907, a figura do francês Dupré, neuropsiquiatria, foi de fundamental importância para o âmbito psicomotor, trouxe importantes contribuições a partir de seus estudos clínicos, principalmente com a definição de debilidade motora. As pesquisas trouxeram pressupostos que esclarecem que os aspectos neurológicos e as perturbações motoras infantis o conhecimento que direciona para a noção de psicomotricidade relacionada com o desenvolvimento da inteligência e afetividade.
O médico, psicólogo e pedagogo Henri Wallon (1925) marcou de forma veemente estudos sobre a psicomotricidade e como parte da construção do psiquismo. Wallon relacionou o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo, falou também sobre o tônus e relaxamento. Defendia em seus estudos o entendimento de que o movimento é o pensamento em ação, sendo que a linguagem e o pensamento caminham juntos e são indissociáveis.
Nesta contextualização histórica, por volta de 1960, Ajuriaguerra, juntamente com Wallon e Piaget deixam um legado substancial para outros autores que dão a psicomotricidade uma redefinição sobre o seu objeto de estudo. Estas definições enfatizaram especialmente a inter-relação, a emoção e o movimento do sujeito como um todo. Definições que influenciam também na formação dos conceitos do campo da psicanálise relativo à afetividade.
As obras de Piaget (1896-1980) se preocuparam com estudos sobre as inter-relações, sobre a percepção e a psicomotricidade por meio das experiências. Seus relatos apontam que o período sensório motor é de suma importância para o desenvolvimento da motricidade e consequentemente estimula a inteligência.
A psicomotricidade no Brasil foi norteada pela escola francesa durante as primeiras décadas do século XX. A princípio, ela foi introduzida nas escolas especiais como um recurso pedagógico, com objetivo de corrigir distúrbios e preencher lacunas de desenvolvimento das crianças excepcionais. Portanto a Educação Especial foi o elo de surgimento e ligação da psicomotricidade na Europa e no Brasil
Acompanhando esta linha, a psicomotricidade foi direcionada também a ação educativa para os movimentos naturais da criança e das atitudes corporais. Favoreceu a gênese da imagem corporal, contribuindo para as aprendizagens escolares, aspecto que justificou a inclusão de psicomotricidade na grade escolar, com o entendimento de que a criança toma consciência de seu corpo, da lateralidade, da situação no espaço, no tempo, na dominação de seus gestos e movimentos. Valorizando ainda, o processo de aprendizagem e não um gesto técnico isolado.