Saltar navegação

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muitas das dificuldades escolares não se apresentam em função do nível da turma a que as crianças chegaram, mas segundo Le Boulch (1983), e Meur & Staes (1984) em relação à elementos básicos ou "pré-requisitos", condições minimas necessárias para uma boa aprendizagem, que constituem a estrutura da educação psicomotora.

Nesse sentido, é de suma importância a atividade lúdica, realizada através de atividades psicomotoras direcionam o desenvolvimento integral da criança para que ela possa sedimentar bem esses “pré-requisitos”, fundamentais em sua vida escolar.

Segundo Freire (1989, p.76) [...] "causa mais preocupação, na escola da primeira infância, ver crianças que não sabem saltar que crianças com dificuldades para ler ou escrever". Descobrir as habilidades de saltar, correr, lançar,etc. é importante para o desenvolvimento pleno do aluno, como um organismo integrado, levando-se em conta que tais habilidades são consideradas como formas de expressão de um ser humano.

A escola não deve se preocupar em ensinar essas habilidades apenas para que o aluno saiba executá-las bem ou para facilitar a execução das tarefas escolares, mas sim direcionar a aprendizagem para a formação integral do aluno.        

Coste (1981, p.46), ressalta que, "O corpo é, de fato, um lugar original de significações específicas e, por ser parte integrante de nosso universo de símbolos, é produto e gerador, ao mesmo tempo, de signos". 

Fonseca (1996) ressalta o caráter preventivo da psicomotricidade, afirmando ser a exploração do corpo, em termos de seus potenciais uma "propedêutica das aprendizagens escolares". Para ele as atividades desenvolvidas na escola como a leitura, o ditado, a redação, a cópia, o cálculo, o grafismo, a música e enfim, os movimentos estão ligados à evolução das possibilidades motoras e as dificuldades escolares que diretamente envolvem os aspectos psicomotores.

Considerar o gesto ou a linguagem corporal como forma de expressão do ser humano é um caminho para reconhecer a importância da atividade corporal no processo ensino aprendizagem. Antes dos homens se comunicarem através de símbolos, a expressão corporal se constituiu na primeira forma de linguagem.

Reconhecendo a existência de outros fatores que se manifestam nas crianças, originando dificuldades de aprendizagem, tais como, dificuldades de sociabilidade e no campo afetivo/emocional, fadiga, impossibilidades físicas e dificuldades em relação à estrutura escolar, esse estudo ficou centrado na importância da educação psicomotora como base para as aprendizagens escolares, no sentido de reforçar o caráter preventivo e a importância de sua existência nas instituições escolares, visando o desenvolvimento integral dos alunos.

Deve-se ter o cuidado em não "rotular" os alunos que apresentam algumas características específicas, sob a pena de discriminá-los no grupo e dificultar ainda mais a sua superação. Assim uma reflexão sobre a aprendizagem humana deve ser feita periodicamente na escola, baseando em métodos e práticas pedagógicas que envolvam as diversas áreas e que de forma coerente esteja relacionada ao caráter preventivo das dificuldades de aprendizagem.