Para complementar o estudo sobre população é necessário conhecer os movimentos migratórios, suas causas, suas características e conseqüências.
Inicialmente vamos lembrar de alguns conceitos.
Migração: é todo movimento de população que ocorre no espaço geográfico. Migrante é aquele que realiza o movimento de migração.
Emigração: refere-se ao ato da saída de uma região.
Imigração: refere-se ao ato da entrada em uma região. Os deslocamentos populacionais apresentam uma série de causas que poderíamos demonstrar dessa maneira:
- Causas de repulsão: explicam a saída da população - ocorrem nas áreas de emigração
- Causas de atração: explicam a entrada da população - ocorrem nas áreas de imigração. Essas causas podem ser:
Naturais: como a desertificação de um local, secas prolongadas,inundações, terremotos... No Brasil podemos lembrar as secas prolongadas que ocorrem no Sertão.- Políticas/religiosas: incluindo guerras civis, revoluções, perseguições religiosas, conflitos separatistas, discriminação com violência (racismo)...
- Econômicas: são as de maior importância no caso das migrações internas no Brasil. Inclui a decadência econômica de uma região e o crescimento de outra.
Podemos observar que a maior parte dos migrantes se desloca a procura de um emprego, de melhores níveis salariais e de um melhor padrão de vida. Fogem também de áreas em conflito, de perseguições étnicas e religiosas. Existe um organismo que se preocupa internacionalmente com a questão dos refugiados. Trata-se do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).