Saltar navegação

AGENTES DA DINÂMICA EXTERNA

CONCEITO

Fenômenos que atuam sobre a superfície do relevo, estando, na maioria das vezes, vinculados à ação do clima.

São os agentes modeladores do relevo, tais como:

  • águas correntes: é o principal agente modelador externo da crosta terrestre. Abrange o trabalho dos rios, das chuvas e enxurradas e o trabalho do mar.
  • geleiras: através do trabalho glacial, pode ocorrer uma grande transformação na paisagem. O material rochoso erodido, transportado e acumulado pela ação do degelo, é denominado morainas ou morenas.
  • ventos: é o agente mais atuante na modelação do relevo das áreas áridas ou semi-áridas. O trabalho de erosão, transporte e acumulação realizado pelo vento denomina-se erosão eólica.
  • intemperismo: corresponde a alteração da superfície terrestre através da ação do clima sobre as rochas. O intemperismo causa a degradação das rochas quando a alteração é fundamentalmente produzida através de processos físicos (temperatura e pressão). Quando causa a decomposição das rochas, a alteração é produzida através de processos químicos, quase sempre pela ação da umidade. Nos dois casos, o processo é acelerado pela ação dos seres vivos, particularmente dos microrganismos.