Saltar navegação

FORMAÇÕES COMPLEXAS

São comuns em regiões de cerrados e campos. Geralmente são pequenas florestas que acompanham as margens dos rios, onde a umidade e a presença de materiais orgânicos no solo é maior. Possuem formas arredondadas e geralmente se destacam no meio da vegetação rasteira.

  • Campos - são formações vegetais herbáceas (rasteiras); ocorrem na planície gaúcha e em trechos de outras regiões.
  • Cerrado - apresenta árvores de baixo porte, com caule e galhos retorcidos, o chão é coberto de gramíneas; ocorre principalmente na região Centro-Oeste. Ocupando 25% do território brasileiro, o cerrado se estende pelo Brasil central, sul do Maranhão, oeste da Bahia e parte de Minas Gerais. Além disso, ocorrem algumas manchas desse tipo de vegetação em outros pontos do território brasileiro. Nos últimos anos, os solos do cerrado têm sido melhorados pelo homem, e a produção de grãos, como o arroz, milho e soja, veio somar-se à pecuária extensiva, atividade tradicional do cerrado. 
 
 
  • Caatinga - vegetação do sertão do Nordeste. Suas principais espécies são o pereiro, a aroeira, o aveloz e as cactáceas. É uma formação com muitos vegetais xerófitos.

Localizada quase totalmente na região Nordeste do Brasil, a Caatinga é o único bioma 100% situado em território nacional, ocupando cerca 10% da área do Brasil. Apesar de ser aparentemente pobre em diversidade, é a mata de clima semiárido mais rica em fauna e flora do mundo, o que justifica a necessidade de sua preservação. A sua vegetação caracteriza-se por ser do tipo xerófila (que se adapta facilmente à aridez). Sua composição muda conforme variam as condições climáticas. Durante os períodos de estiagem, perde suas folhas e fica praticamente seca. No entanto, durante o período de chuvas, rapidamente se transforma, tornando-se uma vegetação verde recoberta de folhas. 

  • Complexo do Pantanal - é uma formação heterogênea, que ocorre na planície do Pantanal; apresenta espécies próprias de outras formações: árvores, palmeiras, arbustos, vitória-régia, vegetação rasteira e xerófitas. Estende-se de Cuiabá até grande parte do território boliviano. 

O complexo do Pantanal ocupa parte da região Centro-oeste do país, estendendo-se por outros países, como Paraguai e Argentina. Ocupa cerca de 2% do território brasileiro, caracterizando-se, principalmente, por ser a formação florestal mais heterogênea do país e por ser considerada a maior planície inundável do mundo. As condições de vida animal nesse ambiente são determinadas pela dinâmica dos fluxos de água. Durante a época das chuvas (a maior parte do ano), os leitos dos rios costumam transbordar, em virtude da baixa declividade do terreno; nesse período, as espécies terrestres migram buscando refúgio e os animais aquáticos se reproduzem.

Durante a época das secas, o nível das águas novamente diminui e deixa o solo rico em nutrientes, favorecendo o retorno das espécies de animais e facilitando a reprodução das aves. Por ser uma zona de transição entre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado, apresenta uma elevada biodiversidade, chegando a registrar um dos maiores índices de concentração de animais em todo o mundo.