Saltar navegação

A CROSTA TERRESTRE

Há milhões de anos só havia uma única grande massa de terra acima das águas. A Terra é um planeta em constante transformação e nem sempre os continentes tiveram a forma que apresentam agora.

Em 1906, o meteorologista alemão Alfred Wegener participou de uma expedição à Groenlândia, na Dinamarca, para verificar possíveis mudanças climáticas da Terra no decorrer das eras geológicas. Observando as placas de gelo que se fragmentavam e se afastavam, ele criou a teoria de que a Terra poderia ter sofrido esse mesmo processo e os continentes seriam imensas placas flutuantes sobre o magma que existe sob a crosta terrestre. Essa teoria ficou conhecida como deriva continental.

Alfred Wegener afirmou que o nosso planeta surgiu primeiro como uma grande massa continental, denominada Pangéia. Com o passar do tempo geológico, essa grande massa única se partiu e os continentes e assim foram evoluindo durante milhões de anos até os dias atuais.

A Pangéia, o único grande continente, foi se formando desde a origem do nosso planeta. Com o passar das eras geológicas, a Pangéia foi se subdividindo.

Há 500 milhões de anos começou um movimento que levou à formação dos continentes atuais. pangeia

Dois grandes blocos se separaram: a Laurásia, formada pelas atuais América do Norte, Europa e Ásia, ficou situada ao norte do planeta e a Gondwana, formada pela América do Sul, África, Índia, Antártica e Austrália, ao sul.

 A abertura do oceano Atlântico e o afastamento da África e da América do Sul teve início há 130 milhões de anos. A Laurásia e a Gonduana também sofreram processos de subdivisão, originando os atuais continentes, num processo que ainda está em andamento.

LEITURA COMPLEMENTAR

Há cerca de 65 milhões de anos, a Gondwana e a Laurásia começaram a se separar para dar origem às atuais for­mas dos continentes. O deslocamento para oeste das terras que compõem atualmente as Américas realizou uma grande pressão sobre as rochas, dobrando-as para dar origem às atuais cordilheiras que ocupam a porção ocidental das Américas: Cordilheira dos Andes ao sul, Sierras Madres na porção central e Montanhas Rochosas ao norte.

O deslocamento para leste deu origem à cordilheira do Himalaia e às cadeias de montanhas submarinas do Pací­fico, que em alguns trechos ficam fora d’água formando os arquipélagos do Japão, das Filipinas e outros. A explicação para este fato é dada pela ideia de que, no passado, existia na Terra apenas um supercontinente denominado Pangeia, que mais tarde se fragmentou e as partes resultantes foram se afastando até alcançarem o formato atual.

 

Pangeia: A América do Norte estava ligada à Eurásia (Europa e Ásia) e a América do Sul ligada à África. A Austrália e a Antártica também estavam unidas ao mesmo conjunto e a Índia, por sua vez, estava perfeitamente encaixada entre a África e a Austrália.

 

Expansão da Pangeia

Há mais ou menos 180 milhões de anos, a partir do período jurássico, os continentes começaram a se afastar, tanto na direção oeste (América) quanto em direção à linha do equador, Formaram-se dois supercontinentes: a Laurásia e a Gondwana. Observe que a América do Norte afastou-se da África e da América do Sul e a índia separou-se da Antártica indo em direção à Ásia.

 

Pangeia desconfigurada

No início do período Terciário, a América do Sul separou-se da África e, a seguir, a América do Norte, da Laurásia. A índia continuava a se deslocar em direção à Ásia. A Austrália e a Antártica mantinham-se ligadas.  

 

Finalmente, nos últimos 65 milhões de anos, as Américas se juntaram, a Austrália separou-se da Antártica e a Índia “chocou-se” com a Ásia, formando a cordilheira do Himalaia. A Groenlândia afastou-se da América e os continentes ficaram separados pelos oceanos.

 

ESTUDO DIRGIDO

Pergunta

Assinale a alternativa que melhor define a Deriva Continental:

Respostas

é a hipótese de que todos os continentes são derivados de um substrato magmático que emergiu através de fissuras ou falhas geológicas.

é o sistema de classificação dos continentes, conforme as suas respectivas origens.

é a teoria que afirma que todos os continentes, no passado, formavam apenas um, o Pangeia, e que posteriormente se fragmentou graças à tectônica das placas.

é o postulado da economia que debate acerca da dependência financeira dos continentes do mundo em relação à Europa.

Feedback