Saltar navegação

DICA PARA RESOLVER PROBLEMAS

Dica

Matemática é uma das ciências mais aplicada em nosso cotidiano. Se prestarmos atenção notaremos que em simples atitudes utilizamos os nossos conhecimentos básicos de matemática, como: olhar as horas, medir o comprimento de algum objeto, fazer relação de distâncias entre cidades etc. Por tudo isso, caros estudantes, a Matemática exercita nossa mente, nos torna mais racionais. Começamos ter uma visão: do espaço, das pessoas, dos acontecimentos em geral, de forma mais ampliada.

Em nosso curso, as questões de Matemática são quase sempre constituídas por problemas. O que faz uma boa parte dos alunos ter dificuldades para entender o que, de fato, está sendo perguntado e o que temos para podermos garantir a resposta correta e em um curto espaço de tempo. E para resolvermos estes problemas devemos desenvolver:

  • Uma boa interpretação de texto - procure lembrar se você já resolveu uma questão correlata e aplique o mesmo método. Primeiro você tem de entender o problema: Qual é a incógnita? Quais são os dados? Quais são as condições? É possível satisfazer as condições? Elas são suficientes para determinar a incógnita? Ou são insuficientes? Ou redundantes? Ou contraditórias? Faça uma figura. Outra se necessário, introduza notação adequada. Separe as condições em partes.
  • A linguagem Matemática - (construa uma estratégia para resolução do problema): perceba se você pode resolvê-lo de outra forma, talvez por um caminho mais curto!!! Perceba conexões entre os dados. Talvez seja conveniente considerar problemas auxiliares ou particulares, se uma conexão não for achada em tempo razoável.
  • E claro, o conhecimento dos conteúdos matemáticos - (execute a estratégia). Frequentemente esta é a etapa mais fácil do problema. Preste atenção às incógnitas e procure perceber se será necessário fazer uso de alguma fórmula.
  • REVISE - examine a solução obtida e verifique o resultado e o argumento.

 

RESUMINDO:

1) Ler atentamente o problema;

2) Estabelecer qual a incógnita;

3) Montar uma equação traduzindo os dados do problema;

4) Resolver a equação;

5) Verificar se a raiz da equação é resposta do problema;

6) Dar a resposta do problema.

Logo, percebemos que resolver problemas depende de um grande esforço pessoal.

Portanto, caros alunos, o estudo da Matemática não é uma OBRIGAÇÃO, e sim uma NECESSIDADE.