Saltar navegação

TIPOS DE ARMAZENAGEM

Podemos destacar os tipos de armazenagem necessários para a empresa:

1. ARMAZENAGEM TEMPORÁRIA

Na armazenagem temporária devemos considerar a fácil localização, como, por exemplo, em paletes, para que possa haver melhor movimentação do material, atendendo com maior rapidez os setores que necessitam do que foi estocado.

Aqui podem ser criadas armações corridas de modo a conseguir uma arrumação fácil do material, colocação de estrados para uma armazenagem direta, pranchas, entre outros. Aqui a força da gravidade joga a favor (Krippendorf, 1972, p. 59).


2. ARMAZENAGEM PERMANENTE

Na armazenagem permanente devemos manter um local determinado para o depósito e o fluxo de materiais solicitados, contendo um endereço determinado, garantindo sua organização e a facilidade de sua localização e entrega.

É um processo predefinido num local destinado ao depósito de matérias. O fluxo de material determina (Krippendorf, 1972, p. 60):

  • A disposição do armazém- critério de armazenagem;
  • A técnica de armazenagem- espaço físico no armazém;
  • Os acessórios do armazém;
  • A organização da armazenagem.


3. ARMAZENAGEM EXTERIOR

A armazenagem ao ar livre representa uma clara vantagem a nível econômico, sendo esta muito utilizada para material de ferragens e essencialmente material pesado (Krippendorf, 1972, p. 60).

4. ARMAZENAGEM INTERIOR

As áreas cobertas visam proteger cargas que não podem ficar armazenadas no tempo, por exemplo: soja, farelo de soja, fertilizantes, bobinas de aço a frio, sacarias diversas, caixarias diversas, tecidos, entre outros. As áreas não cobertas são utilizadas por cargas que podem ficar armazenadas no tempo. Neste grupo, enquadramos os seguintes produtos: minério de ferro, granito, contêiner, pelotas, entre outros.