Para atender as diversas rotinas de trabalho, são utilizados no Almoxarifado os documentos como:
- Ficha de controle de estoque (para empresas ainda não informatizadas): documento destinado a controlar manualmente o estoque, por meio de apontamentos de quantidades correspondentes às entradas e saídas, como também proporcionar o input para reposição, quando o nível atingir o ponto de ressuprimento;
- Ficha de localização (também para empresas ainda não informatizadas): documento utilizado para indicar as localizações onde o material está guardado, sendo ordenadas por ordem de código, em arquivos próprios;
- Ficha de assinatura credenciada: documento utilizado para identificar os funcionários autorizados a movimentar o estoque, constatando, além da assinatura do credenciado, sua qualificação na empresa;
- Comunicação de irregularidades: documento utilizado para esclarecer ao Fornecedor os motivos da devolução, quer no aspecto quantitativo, quer no aspecto qualitativo;
- Relatório técnico de inspeção: documento utilizado para definir, sob o aspecto qualitativo, o aceite ou recusa do material comprado do Fornecedor;
- Requisição de material: documento utilizado para a retirada de materiais do Almoxarifado. e Devolução de material: documento utilizado para devolver ao estoque do Almoxarifado as quantidades de material porventura requisitadas além do necessário.