Saltar navegação

A ORIGEM

A necessidade de criar estoques, e consequentemente o controle dos mesmos, esta perdida nos tempos, porém não deixa-se duvidas de que surgiu com a necessidade que o homem teve de se alimentar.

Assim sendo, concluí-se que os estoques surgiram em conjunto com a humanidade, conforme se explica nos quadros seguintes:

Caso 1

Caso 2

Caso 3

Desde os mais remotos tempos, quando ocorreu a invasão árabe na Península Ibérica e a palavra "al-xarif" designava a pessoa de confiança do Sultão, responsável pela guarda dos bens do seu senhor, a atividade de almoxarifado já era exercida. A própria origem da palavra almoxarife, vem daquele vocábulo que através de metaplasmos de transformação, chegam assim até os nossos dias, gerando também o nome do setor, ou da atividade - Almoxarifado.

Passado o tempo ainda observamos que essa função, devido à adoção de processos logísticos, e de englobar outras atividades paralelas àquelas de recebimento, estocagem e distribuição, e também por ter uma maior amplitude dentro das organizações passou a ser conhecida por "área de armazenagem".

Atualmente, os armazéns não são mais considerados apenas locais de armazenagem e de guarda de produtos, eles se transformaram em elos fundamentais da rede logística, os CDs, com a importante função de serem os facilitadores da transferência de produtos, ao longo dessa rede, para os clientes da organização. Os armazéns em geral envolvem altos custos para sua construção, manutenção e operação, impactando diretamente os custos da logística da organização.

Os novos métodos racionais intercalados com os fluxos de distribuição de produtos, bem como a evolução e o surgimento de novas tecnologias, contribuíram para a extensão da multiplicidade dos benefícios no segmento da armazenagem.