Os armazéns desempenham duas importantes funções na rede logística e vêm exercendo novas funções adaptando-se às novas tendências logísticas. Dentre as principais funções, destacamos: Transferência, ou Transit point, e Cross docking.
A Transferência é uma das mais importantes e tradicionais funções desempenhadas pelos armazéns atualmente, possui duas sub-funções importantes: Consolidação e Fracionamento.
Vejamos:
Na Consolidação, a carga é enviada de um ou mais clientes ao armazém com vistas à formação de um volume maior de carga objetivando a redução de custos de transportes, sobretudo, por meio do que denominamos fechar a carga, ou seja, lotar um veículo de transporte.
No Fracionamento, uma organização, uma trading importadora, remete para um armazém a carga consolidada, fechada para veículo de um transporte, e, no armazém, normalmente mais perto dos principais clientes, a carga é fracionada e despachada para estes em veículos menores. Ainda considerando esse exemplo, uma trading importa produtos de um país estrangeiro, os armazena em um entreposto aduaneiro e à medida que vai vendendo o produto importado ela fraciona a carga original nas quantidades pedidas por cada cliente.
No Cross docking, existem diversos fornecedores produzindo diferentes produtos que são enviados para o armazém de Cross docking. Nesse armazém, os diversos produtos recebidos são fracionados e reagrupados em pedidos de clientes que contêm diversos produtos de diversos fornecedores. A grande diferença desse tipo de armazém é que as cargas não ficam armazenadas no armazém, todos os produtos de todos os fornecedores são recebidos, fracionados, reagrupados e despachados para os clientes ao mesmo tempo, não gerando, assim, estoque no armazém. A grande dificuldade desse tipo de armazém é sincronizar a chegada da carga de todos os fornecedores para atender a todos os pedidos dos clientes.
Na figura abaixo, você pode observar uma operação realizada entre três fornecedores e três clientes e intermediada por um armazém de Cross docking.
O fornecedor Forn1 envia para o armazém os produtos P1 e P2, o fornecedor Forn2 envia o produto P3 e o fornecedor Forn3 envia os produtos P4 e P5. Os diversos produtos dos diversos fornecedores devem chegar simultaneamente ao armazém.
O produto P3 do fornecedor Forn2 deve ter a quantidade exata para atender às quantidades solicitadas pelos Cliente 1 e 3. O produto P5 do fornecedor Forn3 deve ter a quantidade exata para atender às quantidades solicitadas pelos Cliente 1 e 3. O restante dos fornecedores/produtos acompanha a mesma lógica explicada.
Cabe ao armazém Cross docking fracionar o produto P3 do fornecedor Forn02 nas quantidades solicitadas pelos Clientes 1 e 3. No caso do Cliente 1, o armazém deve despachar para ele x quantidade de produto apenas do Forn02. Já no caso do Cliente 3, o armazém deve agrupar o produto P3 e os produtos P1, do Forn01, e P4 e P5, do Forn03. O restante dos despachos para clientes acompanha a mesma lógica explicada.