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ORGANIZAÇÃO DO ALMOXARIFADO

Um dos pontos mais importantes em um Almoxarifado é seu espaço, pois é ele que determina, na verdade, toda a estratégia de compra, de estocagem e de distribuição. 

O porte de um almoxarifado, sua estrutura, as instalações e equipamentos de armazenagem dependem da atividade exercida pela empresa e do tipo e volume de itens a serem estocados, bem como das quantidades dos mesmos pré-dimensionadas.

Portanto, este espaço deve ser planejado e estabelecido para que se possa tirar o máximo proveito de sua área total.

O espaço vertical deve ser utilizado ao máximo, fazendo-se uso de prateleiras ou através do empilhamento dos materiais. No entanto, o uso do espaço vertical sem critério pode ocasionar muitos transtornos, deixando de ser uma solução para tornar-se um problema.

Portanto, nesse caso devem ser considerados os seguintes pontos básicos:
1) resistência dos materiais que sofrerão empilhamento;
2) o equipamento disponível para a execução de um empilhamento seguro;
3) a resistência dos pisos e do pavimento.


LAYOUT

O Almoxarifado é um local de grande circulação de pessoas e dos mais variados tipos de produtos.  Por isso, ao programar o seu LAYOUT deve se levar em conta que:

a) A carga e a descarga de materiais devem ser sempre feitas de forma segura e ágil, por isso é necessário que os veículos transportadores
(empilhadeiras, guindastes, carregadores etc.) e os responsáveis pelo armazenamento estejam sempre disponíveis.

b) As entradas e as saídas dos materiais não devem possuir bloqueios e devem ser suficientemente compatíveis com a dimensão dos produtos em circulação.

c) A altura do Almoxarifado deve ser compatível com o tipo de produto a ser estocado, assim como as portas de entrada e saída.

d) Os pavimentos devem ser projetados de maneira a suportar empilhamentos e/ou o peso dos materiais estocados.

e) A largura, o comprimento, a altura, o volume etc. dos materiais que serão transportados em veículos são importantes fatores que deverão
compor o planejamento do LAYOUT do Almoxarifado.

f) O trânsito interno dos veículos dentro do Almoxarifado é importante, levando-se em conta suas dimensões , tamanho dos produtos e circulação interna.


CORREDORES DE ACESSO

As passagens dos corredores devem ser retas e não devem conter obstruções causadas por empilhamento de materiais ou colunas, de forma a permitir a direta comunicação entre as portas e todos os setores do Almoxarifado, que devem estar devidamente identificados e divididos por critérios de conveniência (cores, números etc.). 

A largura dos corredores que devem ser no mínimo de 3 metros para facilitar o tráfego pesado, como empilhadeiras de 1000 a 2000 quilos. No caso das passagens transversais, as larguras devem ser de 2.80 a 3 metros, sendo que a altura das pilhas não deve ultrapassar os 3 metros.

Os materiais devem ser armazenados de acordo com sua freqüência de saída. Por exemplo: os materiais de saída freqüente devem ter suas pilhas ou prateleiras próximas às portas de SAÍDA, enquanto os de rara saída devem ser armazenados próximos a ENTRADA.

É evidente que a maioria dos Almoxarifados Públicos encontram-se construídos e muitas vezes se tem uma área já delimitada para se organizar o material que chega e que será distribuído.

No entanto, é possível se reorganizar reestruturando as formas de armazenamento, observando as sugestões acima e levando em
conta os seguintes pontos: 

  • o número de materiais que serão mantidos armazenados;
  • dimensões do Almoxarifado (área e volume); necessidades para o armazenamento (prateleiras, estantes e divisões);
  • treinamento da mão-de-obra;
  • o tipo de trabalho a ser realizado para funcionamento do Almoxarifado;
  • o máximo de operações realizadas num dia (entrada e saída de materiais);
  • reformas nas estruturas físicas do Almoxarifado (cobertura, material de segurança, infra-estrutura);
  • material específico de transporte (carrinhos, empilhadeiras etc.);
  • aquisição do material de segurança 


ESPAÇO

Um dos maiores problemas de quem cuida de um Almoxarifado é como melhor aproveitar seu espaço para manter a organização e os níveis de segurança.

Uma correta distribuição do espaço dentro do Almoxarifado consiste em verificar e determinar: 

  • as quantidades dos materiais A, B, C, D etc.; 
  • o espaço (em metros quadrados), que os materiais irão ocupar no Almoxarifado; 
  • a metragem dos suportes, prateleiras, estrados etc., onde os materiais serão armazenados;
  • a área de entrada e recebimento dos materiais;
  • a área de expedição dos materiais;
  • os corredores internos; 
  • a área ocupada pelos sistemas de manutenção interna;
  • a área necessária para os serviços de controle de materiais; 
  • área para possível expansão.

Em relação ao espaço total disponível do Almoxarifado, é possível se determinar o espaço necessário para cada grupo de materiais, através do cálculo da área ocupada para cada um dos itens acima. Por exemplo: se um Almoxarifado possuir 500 metros quadrados, os espaços deverão ser subdivididos de tal forma que dentro dessa área caibam pelo menos os itens acima relacionados.

O espaço vertical deve ser utilizado ao máximo, fazendo-se uso de prateleiras ou através do empilhamento dos materiais. No entanto, alguns pontos básicos devem ser considerados:
  1. a resistência dos materiais que sofrerão empilhamento;
  2. o equipamento disponível para a execução de um empilhamento seguro;
  3. a resistência dos pisos e do pavimento;
Usar o espaço vertical sem critério pode ocasionar muitos transtornos, deixando de ser uma solução para tornar-se um problema.

Consolidação das cargas

É uma vantagem econômica prevista pela capacidade do armazém em agrupar cargas. Ou seja, quando o armazém recebe produtos de varias fábricas consolida e envia a um cliente específico em uma entrega única, portanto, observa-se a diminuição dos custos da entrega.

Cross-docking: cargas Completas tornam-se mais eficientes no tocante a área de carregamento e das plataformas impactando, desta maneira, uma redução no custo do transporte.

Break-bulk: A operação é diferenciada por receber do fabricante quantidades para atender a diversos clientes valendo-se da importância que que essas quantidades necessitarão ser fracionadas para que em posterior sejam enviadas aos clientes finais.