Saltar navegação

ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM

As atividades mais importantes que envolvem a armazenagem são as seguintes:

1. RECEPÇÃO DE PRODUTOS E MERCADORIAS

A recepção de produtos e mercadorias ou acessórios é o conjunto das operações para identificar o material recebido, fazer a análise dos documentos fiscais, comparar o recebimento com o pedido, fazer sua inspeção e tomar as atitudes necessárias, com a aceitação ou devolução de itens.


2. ABRIGO DOS MATERIAIS RECEBIDOS

A função mais característica de um armazém e, como o próprio nome sugere, visa a guarda do produto em um local seguro que preserve sua qualidade até que seja retirado pelo cliente. O tempo médio em que os produtos ficarão abrigados no armazém é fator determinante para o projeto do layout dos armazéns.


3. DISTRIBUIÇÃO DOS MATERIAIS ARMAZENADOS

A distribuição é voltada para a correta expedição dos materiais contidos na armazenagem, envolvendo, segundo as necessidades, com a embalagem mais adequada, a entrega do produto ao seu destino final, a entrega para os solicitantes no próprio setor de armazenagem e o controle correto de tudo o que está sendo movimentado.

4. MONTAGEM DOS PEDIDOS

É uma função muito importante para os armazéns, pois as organizações, por exemplo, atacadistas, podem ter um armazém com diversos produtos de diversos fornecedores que ela adquiriu previamente e, quando é realizada uma venda, esta se transforma em um pedido no armazém. Assim, o armazém separa cada item do pedido no armazém, picking, e monta o pedido total que corresponde à venda realizada e despachada para o comprador.

4. CONFERÊNCIA DAS MERCADORIAS

A função de conferência da mercadoria é de vital importância no armazém. Toda vez que entra uma carga no armazém, ela deve ser minuciosamente contada e analisada em termos de qualidade do produto. Isso é muito importante, pois uma vez assinado o termo de recebimento da carga no armazém, a carga passa a ser de inteira responsabilidade do armazém, portanto, ela deve ser devolvida na íntegra para o cliente. Mas você pode pensar em um exemplo em que, por relapso do pessoal, a carga foi recebida com avarias e/ou em quantidade menor do que a contratada. Nesse caso, a responsabilidade de repor as avarias e faltas é do armazém? É de quem assinou o termo afirmando ter recebido a carga em boas condições e nas quantidades certas?

5. INVENTÁRIO

Uma das funções mais importantes da administração do armazém é fazer o Inventário de todos os itens alocados no estoque do armazém e ter essas quantidades sempre disponíveis e atualizadas. Além disso, esse controle deve ser feito não apenas em termos de quantidade, mas também em termos de localização dos itens em estoque dentro do armazém.

Três outras funções também são relevantes na administração do armazém, no entanto, estão mais afeitas às questões operacionais do que às questões administrativas. São elas: carga e descarga, fracionamento, picking.

As operações de carga e descarga são eminentemente operacionais. A operação de descarga refere-se ao processo de retirar a carga do veículo de transporte e de levá-la até o local onde ficará armazenada no armazém. A operação de carga refere-se ao processo de selecionar a carga dentro do armazém, ou do local de armazenagem, ou do local de picking, e de carregá-la no caminhão.

O processo de fracionamento diz respeito ao desmembramento de um lote de carga recebido em lotes menores para atender aos pedidos de clientes.

O picking refere-se à operação de recolher e de separar diversos itens no armazém com o objetivo de formar um pedido que deu entrada no armazém e é composto de diversos itens. Normalmente, armazéns maiores destinam uma área para a coleta de todos os itens do pedido para agrupá-los em embalagens e serem posteriormente despachados, com isso, o veículo de transporte não fica retido nas docas, pois quando chega, ele simplesmente recolhe a embalagem contendo todos os itens já agrupados na área de picking. A área de picking é usualmente estruturada perto das docas de carregamento, pelas razões que apresentamos anteriormente.