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PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA

Fica difícil de falar da cultura brasileira, sem mencionar as influências africanas no nosso dia a dia, seja na música, culinária, dança e literatura, entre outras áreas. O mesmo pode-se dizer com relação à língua portuguesa, isso porque dos oito países que falam o português oficialmente, seis estão no continente africano. Além do Brasil e Portugal, falam o português: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.

Mas como é que essa influência africana entrou na língua portuguesa de uma maneira tão forte? É que nos países da África, além de falar o português, eles falam a língua local. E apesar da colonização desses países da África pelos portugueses, os africanos não deixaram de se comunicar em suas línguas maternas (nagô, iorubá, quicongo, umbundo e quimbundo).

Na época do tráfico de escravos negros para o Brasil, um dos cuidados que os colonizadores tinham era o de não transportar muitos negros que fossem da mesma etnia, ou seja, que não falassem a mesma língua. Assim, eles acreditavam que os negros não se comunicariam e, portanto, não conseguiriam se rebelar contra a condição de escravidão.

Mas ao chegar ao Brasil, e por aqui ficando, a influência nos quase quatro séculos de escravidão (e cerca de cinco milhões de africanos) fez com que houvesse o inverso do que desejava o colonizador: os negros africanos agregaram palavras, expressões e sua cultura aos povos que aqui já viviam, que eram os índios e os europeus.

O resultado dessa contribuição rica dos negros para a cultura brasileira foi um vasto vocabulário de palavras originárias da África, que usamos até hoje no nosso cotidiano, como acarajé, babá, babaca, cachaça, caçamba, dengo, moleque, pindaíba, entre outras.

 

Veja a relação, e o significado, de algumas palavras africanas incorporadas no nosso vocabulário:

Acarajé - Bolinho feito de massa de feijão-fradinho frito no azeite de dendê e servido com camarões secos.

Afoxé - Dança semelhante a um cortejo real, que desfila durante o carnaval em cerimônias religiosas.

Agogô - Instrumento musical formado por duas campânulas ocas de ferro.

Axé - Saudação; força vital e espiritual.

Babá - Ama-seca; pessoa que cuida de crianças em geral; pai-de-santo; a origem é controvertida sendo, para alguns estudiosos originária do quimbundo, e para outros do idioma iorubá.

Babaca - Tolo; boboca.

Bagunça - Baderna, desordem.

Caçamba - balde para tirar água de um poço; local onde se depositam detritos.

Cacimba - Poço ao ar livre, onde se retém a água da chuva para diversas finalidades.

Caçula - O mais novo.

Catinga - Fedor; mau cheiro.

Cochilar - Breve soneca. Sono leve.

Cuíca - Instrumento musical que emite um ronco peculiar.

Dengo - Gesto de carinho

Encabular - Envergonhar-se. Ficar vexado por algum motivo.

Fofoca - Intriga. Mexerico

Fuzuê - Festa. Confusão. Turbilhão nas águas de um rio.

Lero-lero - Conversa fiada. Palavreado vazio.

Manha - Choro infantil sem causa. Birra. Malícia. Ardil. Artimanha. Habilidade manual.

Matuto - Indivíduo que vive no mato. Na roça. Pessoa ignorante e ingênua.

Miçanga - Conta de vidro miúda. Ornatos feitos com esse tipo de conta. Colar.

Mochila - Alforge. Bornal que se leva às costas.

Muvuca - Confusão. Algazarra.

Nenê - Criança recém-nascida ou de poucos meses. Provém do Umbundo "nene", que quer dizer pedacinho, cisco.Odara - Bom. Bonito. Limpo. Branco. Alvo.

Pinga - Aguardente extraída do caldo da cana.

Quengo - Cabeça. Região próxima da nuca.

Saravá - Palavra usada como saudação nos cultos afro-brasileiros, significa "salve".

Sapeca - Diz-se de moça muito namoradeira ou assanhada. Diz-se também da criança muito arteira.

Serelepe - Vivo. Buliçoso. Astuto. Esperto.

Tagarela - Pessoa que fala muito e à toa.

Trambique - Negócio fraudulento. Vigarice. Logro.

Xará - Pessoa que tem o mesmo nome que outra.

Xodó - Amor. Sentimento profundo que se demonstra por algo ou alguém. Carinho.

Zoeira - Conhece-se também por Azueira. Algazarra. Falatório.

Zombar - Tratar com descaso. Escarnecer. Gracejar.