NEOLOGISMO
Uma vez que a língua é algo mutável, ou seja, está em constante transformação, os neologismos corroboram a necessidade de criação de novas palavras pelos falantes da língua; enquanto outras, por sua vez, caem em desuso, como é o caso dos arcaísmos.
Assim, com o passar dos anos e a partir da utilização constante do termo, o neologismo passa a fazer parte do léxico da língua (dicionário). Do grego, a palavra "neologismo" é constituída pelos termos "neo" (novo) "logos" (palavra), que literalmente significa "nova palavra".
Os neologismos são novas unidade lexicais, criados por meio dos processos de formação de palavras tais como: justaposição, aglutinação, prefixação, sufixação, dentre outros. Dependendo do tempo em que o neologismo se torna usual, por exemplo, eles são classificados em: momentâneo, transitório ou permanente.
-
Semântico: palavra que já existe no léxico e adquire um novo significado, por exemplo: Estoua fimdo Eduardo (estou interessada).
-
Lexical: designa a criação de uma nova palavra, por exemplo, "internetês" (linguagem da internet).
- Sintático: construção sintática que adquire um significado específico, por exemplo: Ele me deu um bolo. (não apareceu ao encontro).