Saltar navegação

LÍNGUA

Conceito

Língua é todo conjunto de sinais verbais (expressos pelas palavras) organizados em regras que se combinam entre si, usados pelas pessoas de uma mesma comunidade para se comunicarem e interagirem. 

A nossa língua materna é a Língua Portuguesa, herdada como língua oficial em decorrência da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500. Mas por que será, então, que o nosso Português é tão diferente do de Portugal?

Em primeiro lugar, não podemos esquecer que o Brasil, quando os portugueses chegaram, já era habitado por índios que falavam idiomas indígenas, como o Tupi, por exemplo. Depois vieram os africanos, que incorporaram à Língua Portuguesa novas expressões e vocábulos, e tantos outros imigrantes de outros países que, em épocas diferentes, trouxeram suas expressões.

Variedades Linguísticas

Mas, e no Brasil? A Língua Portuguesa é usada igualmente em todos os lugares?

Você já deve ter observado, até mesmo em programas de rádio e de televisão, que há mesmo diferenças na forma como as pessoas falam em diferentes regiões do Brasil. Muitas dessas diferenças estão no vocabulário; outras, na forma como constroem a frase (na sintaxe), ou na forma de pronunciar palavras e frases. Por exemplo:

 1. Em São Paulo, as pessoas descem do ônibus. No Rio de janeiro, elas saltam do ônibus. Em Caxias do Sul, elas desembarcam!

2. Uma média, na capital paulista, é café com leite. Em Santos, média é um pãozinho.

3. Em Porto Alegre, pãozinho é cacetinho. Em Itu, é filão. O filão, em São Paulo capital, é um pão grande e em outras cidades é simplesmente uma fila grande, comprida.

A influência desses elementos presentes em cada região do país, aliada ao desenvolvimento histórico de cada lugar, fez com que surgissem regionalismos, isto é, expressões típicas de determinada região. 

 Além de variações regionais, há outras variações sociais relacionadas a alguns grupos e causadas por fatores, como: a escolaridade, nível social, nível de formalidade, idade, pertencimento a um grupo específico como um grupo de Rap etc.

Exemplos dessas variações são:

Gíria: é uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como o dos fãs de rap, de funk, de heavy metal, o dos surfistas, dos skatistas, dos grafiteiros, etc.

giria

Existe também a nova linguagem virtual o famoso internetês

Exemplo:

internet

Os jargões estão relacionados ao profissionalismo, caracterizando um linguajar técnico. Representando a classe, podemos citar os médicos, advogados, profissionais da área de informática, dentre outros.

Exemplos de jargões jornalísticos:

  • cabeça: chamada para matéria
  • cair: deixar de publicar uma matéria;
  • enxugar: tornar o texto mais objetivo, mais curto.
  • foca: jornalista recém-formado.
  • limar: tirar do texto as informações menos importantes.

É interessante notar como certos grupos utilizam uma linguagem própria, afirmando, assim, sua identidade grupal pela linguagem. Pense na linguagem utilizada pelos grupos de pagode, funk, rap, metaleiros etc.