Saltar navegação

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Conceito

A matemática financeira é uma ferramenta útil para investimentos financeiros.

Num país de economia estabilizada, 0,6% de rendimento mensal em poupança é pouco, fazendo com que uma pequena parte dos poupadores tenham uma remuneração "alta" (e, valor absoluto, claro).

A palavra matemática significa a técnica de pensar, tem origem em:

"matema" = arte de pensar.

"tica"= técnica.

A palavra aritmética significa técnica dos números, tem origem em:

"aritmus" = número.

"tica"= técnica.

O termo estatística, que influencia no setor financeiro, provém do termo estatal, técnica de governo. Entre os conceitos de matemática financeira podemos destacar:

  • moeda = papel moeda e peça metálica;
  • moeda bancária = aquela em circulação no serviço bancário e a moeda em nível de circulação nacional;
  • fluxo de caixa = visualização de data de pagamento e recebimento. O balanço é distribuído em cálculo no decorrer da linha de tempo.
  • Capitalização: É o processo de acumulação dos juros ao recurso financeiro aplicado ou investido, a certa taxa de rentabilidade. E as diferentes formas como esses juros são gerados são chamdos regimes de capitalização.
  • Capital: é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.
  • Juros: representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes: simples ou compostos, ou até mesmo, com algumas condições mistas. O cálculo do juros simples possui cálculo linear e o composto em curva, após determinado ponto o composto rende mais.

REGIME

PROCESSO DE FUNCIONAMENTO

Simples

Somente o principal rende juros.

Compostos

Após cada período, os juros são incorporados ao capital, proporcionando juros sobre juros.