Saltar navegação

JUROS SIMPLES

Conceito

Chamamos de juros a compensação econômica recebida pela aplicação de um capital C a uma taxa de juros i, durante um determinado período de tempo n.

Se essa taxa de juros incide somente sobre um único capital C, ao final do período de tempo n, dizemos que esses juros são JUROS SIMPLES.

A fórmula clássica para o cálculo de juro simples é:

J=C.i.n

n = prazo,

J = juros,

C = capital,

i = taxa.

 

Agora, se alguém empresta dinheiro a 3% a.m., isto significa por convenção (combinação, acordo, trato entre pessoas) que para cada R$ 100,00 embutidos no valor do empréstimo, R$ 3,00 deverão ser pagos como aluguel desse dinheiro todo o mês.

A sigla ‘a.m.', então, é uma combinação (convenção) entre pessoas, que quer dizer ‘ao mês', ‘todo mês', ‘por mês'.

Poderia ser ‘a.a.', que significaria ‘ao ano', ‘por ano'.

Então, simplesmente - caso seja uma taxa ‘a.m.' - a gente multiplica o que se ganha de juro pelo tempo em meses que o dinheiro ficou à disposição de quem o tomou.

Se o tomador permanecer 3 meses com o dinheiro do empréstimo, terá de pagar 3 x j, ou seja, C.i x 3, que pode se entendido que ele pagará três vezes mais juros do que alguém que ficaria apenas um período.

Mas vamos tratar de ‘n' valendo 1 mês para construirmos nossa história. Assim, ainda não precisamos escrevê-lo na fórmula. Vamos entender que o ‘contrato' é de um período apenas. Pode ser o empréstimo por apenas um mês.

Atenção

JUROS EXATOS: usar ano civil (365 ou 366 para bissextos), meses com número real de dias.

JUROS COMERCIAIS ou ORDINÁRIOS: mês com 30 dias, ano com 360 dias. Quando não falar em outros tipos de juros, usa-se este.

JUROS BANCÁRIOS: misto de dos dois. Prazo pelo ano civil e taxa pelo ano comercial.