Saltar navegação

UTILIZAÇÃO DE ÓRTESES PARA DIGITAÇÃO

CONCEITO

Órteses são equipamentos colocados nas mãos, braços ou pernas dos usuários com o objetivo de obter melhor posicionamento e facilitar a função do membro.

Alguns alunos com sequelas de paralisia cerebral têm o tônus muscular flutuante (atetóide), fazendo com que o processo de digitação se torne lento e penoso, pela amplitude do movimento dos membros superiores na digitação. Um recurso que utilizamos é a pulseira de pesos que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação no tônus, tornando mais rápida e eficiente a digitação. Os pesos na pulseira podem ser acrescentados ou diminuídos, em função do tamanho, idade e força do aluno. Determinado aluno nosso, por exemplo, utiliza a capacidade total de pesos na pulseira devido a intensidade da flutuação de seu tônus e também porque sua complexão física assim o permite.

Exemplos de órteses de membro superior, utilizadas no computador, são as órteses de extensão de punho, órteses de abdução do polegar, faixas restringidoras de ombros e ponteiras fixadas à mão.