EQUIPAMENTOS
Muitos recursos podem fazer parte do laboratório de informática acessível. Segue abaixo uma relação que serve como sugestão inicial para a montagem de um Laboratório de Informática Acessível:
- Um ou mais computadores com sistema operacional Windows, quando o laboratório for composto por computadores com o sistema operacional Linux. A grande maioria dos softwares que favorecem a acessibilidade ao computador ainda funcionam apenas com os sistemas operacionais Microsoft e Apple;
- Computadores equipados com placa de som e alto- falantes, para que o usuário possa ter acesso ao retorno auditivo presente em muitos programas de acessibilidade;
- Computadores com portas USB frontais e traseiras para conexão de periféricos de entrada e saída;
- Monitores com 17 polegadas ou mais, para melhor visualização e com ajustes de resolução e frequência de atualização de tela compatível com os usuários e, se possível, pelo menos um monitor com tela de toque integrada;
- Microfone para ser utilizado com os programas que fazem reconhecimento de voz e para serem usados pelos professores e alunos na elaboração de atividades gravadas;
- Fones de ouvido para os usuários que necessitam do retorno auditivo;
- Acesso à Internet para facilitar a busca de informações e construção de recursos personalizados;
- Impressora colorida com papel e tinta disponíveis, para que as atividades realizadas pelos alunos e os materiais preparados pelos professores possam ser impressos;
- Teclado comum equipado com colmeia de acrílico;
- Adesivos de letras ampliadas para o teclado convencional;
- Alternativas de teclado programável, ampliado ou reduzido;
- Mouse adaptado com plugue para acionadores;
- Mouse de esfera (trackball) ou de roletes (rollermouse) ;
- Acionadores diversos, priorizando- se os de pressão e tração;
- Órtese de mão com acessório para digitação - ponteira para teclar;
- Ponteira de cabeça;
- Pulseira de peso;
- Tapete antiderrapante;
- Plano inclinado regulável para facilitar os ajustes de posicionamento do teclado ou para apoio do material didático.