Saltar navegação

EQUIPAMENTOS

Muitos recursos podem fazer parte do laboratório de informática acessível. Segue abaixo uma relação que serve como sugestão inicial para a montagem de um Laboratório de Informática Acessível:

  • Um ou mais computadores com sistema operacional Windows, quando o laboratório for composto por computadores com o sistema operacional Linux. A grande maioria dos softwares que favorecem a acessibilidade ao computador ainda funcionam apenas com os sistemas operacionais Microsoft e Apple;
  • Computadores equipados com placa de som e alto- falantes, para que o usuário possa ter acesso ao retorno auditivo presente em muitos programas de acessibilidade;
  • Computadores com portas USB frontais e traseiras para conexão de periféricos de entrada e saída;
  • Monitores com 17 polegadas ou mais, para melhor visualização e com ajustes de resolução e frequência de atualização de tela compatível com os usuários e, se possível, pelo menos um monitor com tela de toque integrada;
  • Microfone para ser utilizado com os programas que fazem reconhecimento de voz e para serem usados pelos professores e alunos na elaboração de atividades gravadas;
  • Fones de ouvido para os usuários que necessitam do retorno auditivo;
  • Acesso à Internet para facilitar a busca de informações e construção de recursos personalizados;
  • Impressora colorida com papel e tinta disponíveis, para que as atividades realizadas pelos alunos e os materiais preparados pelos professores possam ser impressos;
  • Teclado comum equipado com colmeia de acrílico;
  • Adesivos de letras ampliadas para o teclado convencional;
  • Alternativas de teclado programável, ampliado ou reduzido;
  • Mouse adaptado com plugue para acionadores;
  • Mouse de esfera (trackball) ou de roletes (rollermouse) ;
  • Acionadores diversos, priorizando- se os de pressão e tração;
  • Órtese de mão com acessório para digitação - ponteira para teclar;
  • Ponteira de cabeça;
  • Pulseira de peso;
  • Tapete antiderrapante;
  • Plano inclinado regulável para facilitar os ajustes de posicionamento do teclado ou para apoio do material didático.