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RECURSOS ESPECIAIS

Como auxiliar o aluno com deficiência a encontrar um recurso de acesso ao computador?

Alguns alunos poderão necessitar de recursos especiais que os auxiliarão a utilizar o computador de forma autônoma.

Esses recursos podem estar relacionados a algumas habilidades deste aluno:

  • Habilidade de introduzir informações no computador;
  • Habilidade de perceber os sinais visuais e auditivos emitidos pelo computador e,
  • Habilidade de processar as informações (entender comandos e conteúdo).

Para selecionar os recursos de acessibilidade mais adequados ao usuário é preciso considerar as habilidades do aluno e a tarefa que ele deseja ou necessita executar.

Pode-se pensar em quatro grupos de usuários:

1. Usuários que não precisam de recursos especiais

São alunos que apresentam limitações visuais, motoras ou cognitivas, mas não o suficiente para necessitar equipamentos ou adaptações especiais. Para esses alunos será apenas necessário selecionar e/ou ajustar o software mais adequado para o desenvolvimento de suas atividades.


2. Usuários que necessitam de adaptações em seu próprio corpo

São os alunos que se beneficiam de órteses colocadas nas mãos ou dedos, ponteiras de boca ou cabeça para facilitar o teclar. Alguns necessitam de pulseira de peso para diminuir a incoordenação e, outros, de faixas para restringir o movimento dos braços. Para estes alunos não serão necessárias modificações no computador.


3.Usuários que necessitam de modificações no computador

São os alunos para os quais a introdução de recursos no próprio corpo não é suficiente ou não é eficaz. Neste caso pode-se trabalhar com adaptações no equipamento convencional ou hardware alternativo.

Adaptações no equipamento convencional:

São exemplos a colmeia de acrílico, arranjos no mouse ou nas teclas do teclado para uso como um acionador, base móvel para aproximação e regulagem da altura do monitor e a base de inclinação do teclado.

Alternativas de hardware:

 O teclado reduzido, o teclado expandido, o teclado programável, o mouse para pé, boca, ou o mouse acionado pelo deslocamento da cabeça e direcionamento do olhar. Os vários tipos de acionadores que valorizam habilidades como os de pressão, tração, sopro, piscar de olhos e contração muscular também devem ser considerados.


4. Usuários que necessitam de programas especiais

Para esses alunos as partes que compõem o computador são inacessíveis, sendo necessária a utilização de softwares que viabilizem o comando sobre o equipamento. Pode-se citar os softwares que auxiliam a introdução de comandos e instruções como os teclados virtuais e os mouses virtuais, os programas que possuem sistema de varredura visual e/ou auditiva, os softwares com reconhecimento de voz e os leitores de tela.

Como introduzir comandos?

Introdução de comandos e instruções por meio do teclado do computador

Teclado convencional

O usuário poderá utilizar o teclado convencional com ou sem adaptações, que podem ser:

Ajustes na posição do teclado

  • Aproximação do teclado para favorecer o alcance do usuário;
  • Inclinação para evitar que o usuário pressione teclas desnecessárias ou para auxiliar a percepção das letras;
  • Elevação do teclado em casos onde o acesso é realizado com ponteira de cabeça;
  • Rebaixamento do teclado ao solo, para uso com os pés.

SAIBA MAIS

Opções de Acessibilidade do Windows

É frequente a necessidade da utilização das Opções de Acessibilidade do Windows para evitar a repetição de letras ou para facilitar o uso do teclado, com apenas uma das mãos.

1.   Pressionar INICIAR

2.   Selecionar CONFIGURAÇÕES

3.   Selecionar PAINEL DE CONTROLE

4.   Pressionar OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE 5 . Na aba TECLADO encontramos as opções :

Usar as Teclas de Aderência:

Marcando esta opção o aluno poderá executar, com uma só mão, as funções que exigem a utilização das duas mãos, simultaneamente. Exemplo: Para escrever a primeira letra maiúscula pressiona-se a tecla SHIFT simultaneamente à tecla da letra desejada. Com esta opção selecionada, o usuário clica e solta a tecla SHIFT, que fica ativada e aguardando a digitação da próxima letra; esta aparecerá maiúscula e as demais voltarão a ser minúsculas.