DIFICULDADES NA LEITURA DE TEXTOS
Alguns alunos apresentam dificuldades importantes de leitura ou de interpretação do texto que estão lendo e isto os desanima ou os impede de pesquisar e buscar novos conhecimentos.
Neste caso, programas editores de texto com síntese de voz ou leitores de tela, promoverão o acesso a textos digitalizados, que poderão ser disponibilizados aos alunos em formato de disquete, CD ou em sites da internet.
São editores de texto com voz os softwares IntelliTalk 3, Speaking Dynamically Pro e o Escrevendo com Símbolos - ECS.
São exemplos de programas leitores de tela o Jaws, o Virtual Vision e o DosVox.
Para o acesso ao texto impresso em livros, revistas e apostilas, o aluno necessitará de um computador com escâner e placa e caixas de som, um software de reconhecimento de caracteres OCR e de outro software para síntese de voz.
Os softwares Kurzweil e Open Book são exemplos de programas para leitura de livros e outros materiais impressos.
Textos apoiados com símbolos
Editores de texto com símbolos são muito utilizados para alunos que estão iniciando a alfabetização e apresentam dificuldades em entender a escrita e proceder a leitura. Neste caso, o símbolo (representação gráfica) acompanha o signo (palavra escrita) e a criança percebe que existe mais de uma forma de representação de um mesmo conceito.
Apoiada pelo símbolo, passa a ser mais competente na leitura e, lendo, tem acesso e desenvolve a organização do pensamento para a produção da frase. Imersa num ambiente de símbolos e escrita, o aluno inicia a leitura global de palavras que aos poucos são desmembradas em sílabas e fonemas.
O software Escrevendo com Símbolos - ECS é um exemplo de editor de texto com símbolos. Além de disponibilizar um grande número de símbolos gráficos, permite a importação de figuras e fotografias para serem adicionadas à sua biblioteca de imagens.