GLOSSÁRIO
AVC – Acidente Vascular Cerebral - O acidente vascular cerebral, ou ‘derrame’ cerebral, ocorre quando há um entupimento ( AVC Isquêmico) ou o rompimento ( AVC Hemorrágico) dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Alta Habilidade - Condição na qual a criança apresenta potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Autismo - Fenômeno patológico cerebral caracterizado pela limitação do desenvolvimento afetivo/social (desligamento do mundo); na maior parte dos casos, acompanha retardo mental (limitação e atraso no desenvolvimento intelectual). Acomete mais a crianças do sexo masculino. Movimentos repetitivos de cabeça e membros, palavras e frases são comuns.
Braille - é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852).
Deficiência - Toda perda ou alteração de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado natural para o ser humano.
Discalculia - É a dificuldade em efetuar cálculos, por não compreender o mecanismo da numeração, reter o vocabulário matemático, utilizar corretamente símbolos numéricos e realizar as operações matemática, especialmente, as inversas.
Disgrafia - É também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível. Alguns alunos com disgrafia possuem também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia. A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Dislexia - distúrbio da aprendizagem, específico da linguagem, caracterizada por dificuldade na decodificação de palavras. Mostra insuficiência no processo fonológico. Apresenta sintomas variados. É hereditária e não acompanha, em absoluto, comprometimento da inteligência. Não visto como doença e não apresenta comprometimento neurológico.
Distorgrafia - É a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva. Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.
Inclusão - é o processo pelo qual, não somente a escola, mas a sociedade, em modo geral, busca valorizar as diferenças das pessoas, reconhecendo suas potencialidades, reestruturando a sua organização e utilizando os mais diversos recursos para o desenvolvimento das mesmas.
Integração – “É a inserção das pessoas portadoras de deficiência nos sistemas sociais gerais, como na educação. Neste processo, quem deve adaptar-se são as pessoas especiais, e não o ambiente” .
Intérprete - é o profissional que atua no contexto regular de ensino, oferecendo suporte técnico-pedagógico à escolarização de alunos surdos, por meio da interpretação/tradução da língua de sinais/língua portuguesa, de modo a assegurar o desenvolvimento da proposta de educação bilíngue.
Libras - Entende-se como uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Patologia – Patologia é a especialização da medicina que descreve as alterações anatômicas e funcionais causadas pelas doenças no organismo. É inapropriado o uso do termo patologia como sinônimo de
SRM - Salas de Recursos Multifuncionais: são ambientes dotados de equipamentos pedagógicos e tecnológicos, mobiliários e materiais didáticos voltados para a oferta do AEE. A SRM é caracterizada como um ambiente para a realização do AEE para os Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) podendo ser temporário ou permanente. Objetivando o desenvolvimento do currículo e a participação efetiva na vida escolar dos EPAEE, devem ser utilizados os materiais e equipamentos por meio do desenvolvimento de estratégias de abordagem centradas sempre no apoio à educação realizada na classe comum.
Soroban - calculadora mecânica manual, consiste na utilização de estratégias que possibilitem ao estudante o desenvolvimento de habilidades mentais e de raciocínio lógico matemático.
Surdocegueira - trata-se de deficiência única, caracterizada pela deficiência auditiva e visual concomitante. Essa condição apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez.
Trissomia – consiste na presença de três cromossomos de um tipo específico. Os tipos mais comuns de trissomia nos humanos são as trissomias nos cromossomos 21, 18, 13, 8 e a trissomia relacionada aos cromossomos sexuais.