DISPOSITIVO APONTADOR
Existem várias opções de dispositivos apontadores. O mais conhecido de todos é o popular mouse convencional, que pode sofrer algumas adaptações para tornar- se mais acessível.
Mouse convencional
As adaptações do mouse convencional podem ser:
Ajustes na posição ou tamanho do mouse
- O mouse pode ser colocado mais próximo ao usuário para facilitar o seu acesso;
- Pode-se utilizar um mouse de tamanho menor ao convencional quando o usuário for uma criança;
- Pode ser utilizado um pedaço de velcro na tecla esquerda do mouse para auxiliar o usuário a clicar no botão correto;
- Pode ser colocada uma alça de velcro em volta da mão do usuário para manter a mão posicionada adequadamente no mouse.
Ampliação do ponteiro do mouse
Indicados para alunos com baixa visão, pois facilita a localização e visualização do cursor em deslocamento. O ponteiro do mouse pode ser ampliado com um tamanho maior do que o oferecido no PAINEL DE CONTROLE do sistema operacional Windows.
O site www.anicursor.com/special possui uma lista de programas que ampliam o cursor do mouse e são distribuídos gratuitamente.
Outro site onde é possível baixar uma versão experimental do produto por alguns dias, antes de adquiri-lo é o www.rjcooper.com/biggy.
Joystick
Recurso apontador cujo movimento do cursor é feito através de uma haste que pode ser inclinada para todas as direções coincidentes às desejadas pelo cursor na tela do computador.
Apresenta dois ou mais botões programáveis para realização das funções de ativação do mouse.
Mouse alternativo
É um recurso alternativo ao mouse convencional. Exemplo disto são os mouses estáticos de esfera ou roletes, as teclas numéricas do teclado convencional, a tela sensível ao toque, os aparelhos que imitam as funções do mouse pelo movimento da cabeça ou movimento ocular.
Mouse estático de esfera
Também conhecido por trackball parece com um mouse de cabeça para baixo. A esfera, que fica embaixo do mouse convencional, no trackball fica na parte superior de seu corpo, permitindo que a movimentação do cursor seja feita pelo movimento dos dedos do usuário diretamente sobre a esfera. Teclas próximas à esfera promovem as funções típicas do mouse comum. Pode estar associado a uma colmeia de acrílico para aumentar a sua funcionalidade.
Mouse de roletes
Apresenta numa base plana, dois roletes, sendo um horizontal e o outro vertical, que executam o controle dos movimentos direcionais do cursor. Possui teclas para clique, duplo- clique e chave tipo liga/desliga para a função de arrastar do Mouse. Ex: RollerMouse.
Tela sensível ao toque
É uma tela colocada em frente do monitor ou integrada a ele. Posiciona o cursor e ativa o clique em qualquer ponto da tela do computador, com um simples toque do dedo ou caneta especial. A tela sensível ao toque é indicada para alunos que conseguem apontar áreas do monitor com precisão. Beneficia, por meio de uma interação direta e imediata, os alunos com dificuldades de atenção, déficits cognitivos ou dificuldades motoras.
Mouse controlado pelo movimento labial e ativado por sopro ou sucção
Neste tipo de mouse o usuário deslocará o cursor através de movimentos dos lábios e/ou língua, efetuados sobre um equipamento colocado diante de sua boca e promoverá a ativação do clique pelo sopro ou sucção. É indicado para pessoas que não conseguem mover outras partes do corpo e um exemplo deste tipo de equipamento é o Integra Mouse.
SAIBA MAIS
Teclas numéricas do teclado
Este recurso servirá a alunos que não conseguem utilizar o mouse convencional, mas têm habilidades em teclar. Neste caso, as teclas numéricas do teclado convencional poderão realizar todas as funções do mouse. Para habilitar as funções de mouse às teclas numéricas do teclado, utilize os recursos de acessibilidade do Windows.
Como utilizar os recursos de acessibilidade do Windows para habilitar as teclas numéricas na função de mouse
- Pressionar INICIAR
- Selecionar CONFIGURAÇÕES
- Selecionar PAINEL DE CONTROLE
- Selecionar OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE
- Na aba MOUSE marcar a opção: USAR AS TECLAS PARA O MOUSE
- Pressionar CONFIGURAÇÕES e ajustar a velocidade máxima e a aceleração do ponteiro; definir ainda se as setas numéricas serão utilizadas quando a tecla Num Lock estiver ligada ou desligada.
Funcionamento das setas do teclado numérico para realizar os
Como utilizar os recursos de acessibilidade do Windows para habilitar as teclas numéricas na função de mouse
1. Pressionar INICIAR
2. Selecionar CONFIGURAÇÕES
3. Selecionar PAINEL DE CONTROLE
4. Selecionar OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE
5. Na aba MOUSE marcar a opção: USAR AS TECLAS PARA O MOUSE
6. Pressionar CONFIGURAÇÕES e ajustar a velocidade máxima e a aceleração do ponteiro; definir ainda se as setas numéricas serão utilizadas quando a tecla Num Lock estiver ligada ou desligada.
Funcionamento das setas do teclado numérico para realizar os movimentos do mouse:
- Para cima: pressione tecla "8"
- Para baixo: pressione tecla "2"
- Para a direita: pressione tecla "6"
- Para a esquerda: pressione tecla "4"
- Movimentos diagonais: pressione tecla "7", "9", "1" ou "3"
- Clique do mouse: pressione tecla "5"
- Duplo- clique: pressione tecla "+"
- Manter botão pressionado: tecla "0" (INS)
- Liberar botão do mouse: pressione tecla "," ou "DEL"
Menu das Opções de Acessibilidade, onde se ajusta o teclado para responder com a movimentação do ponteiro na tela (aba Mouse).