Saltar navegação

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

CONCEITO

Na escola, o professor especializado deverá buscar apoio do professor da classe comum, de professores de informática ou pedagogia multimeios, professores de educação física, de educação artística, dos coordenadores pedagógicos e da direção da escola.

Em instituições parceiras, o apoio será de profissionais da saúde como os terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais entre outros.

Muitos alunos com necessidades educacionais especiais estão vinculados a serviços públicos ou privados de reabilitação e seus profissionais, que conhecem o aluno poderão colaborar para o desenvolvimento do serviço de TA na escola. Convênios entre Secretarias de Educação e Saúde poderão ser desenvolvidos, com objetivo de disponibilizar profissionais para atuarem em conjunto nos serviços de TA, destinados ao atendimento dos alunos com deficiência que estão incluídos na rede regular de educação.

Profissionais como engenheiros, arquitetos, técnicos em eletrônica, marceneiros, entre outros, poderão ser solicitados em projetos específicos. Os convênios com Escolas Técnicas e Universidades poderão fomentar o desenvolvimento de pesquisa e de produtos de TA.

Acessibilidade ao computador : ferramenta para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. O computador é um dispositivo eletrônico que recebe informações, processa e as devolve ao usuário como resultados.

Os recursos de entrada: Por meio dos "recursos de entrada" são introduzidos comandos e instruções no computador. Habitualmente utiliza-se o teclado e o mouse para esta função, mas esses instrumentos requerem habilidades motoras, como o uso das mãos e dos dedos e habilidades visuais, como a localização das teclas, a posição do cursor no monitor e a visualização de áreas ou botões que deverão ser ativados.

Os recursos de processamento: O computador utiliza-se de hardware (circuitos eletrônicos dedicados) e software ( programas com sequências de instruções lógicas) para fazer o processamento das informações que recebe e devolver respostas ao seu usuário.

Os recursos de saída: Através dos "recursos de saída" recebemos do computador os resultados do processamento solicitado. Os principais recursos de saída são o monitor, os alto-falantes e a impressora, que exigem do usuário habilidades visuais e auditivas.

Na maioria das vezes, os recursos de entrada e saída do computador utilizados pela maioria dos usuários, mostram-se inadequados aos alunos com deficiência.