TECNOLOGIA ASSISTIVA
Vivemos atualmente em uma época em que a tecnologia tem contribuído para facilitar o ser humano em diversos setores de sua vida. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação ora tornando-as mais participativas na sociedade, estão sendo criadas e aperfeiçoadas as Tecnologias Assistivas, que se constituem como: toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência.
O objetivo da TA é o de promover qualidade de vida e inclusão social de seus usuários.
A Tecnologia Assistiva é subdividida em modalidades distintas, que formam áreas de especialização, desenvolvimento e prestação de serviços.
Os profissionais que trabalham com a Tecnologia Assistiva são responsáveis pela avaliação do usuário e seleção do recurso apropriado; o desenvolvimento de novas tecnologias; o ensino sobre a utilização do equipamento e a implementação nos diferentes ambientes como a casa, a escola, a comunidade e o local de trabalho. A equipe de TA é de característica multidisciplinar e envolve professores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, engenheiros, entre outras áreas.
Modalidades
Algumas das modalidades que serão fundamentais para implementação da política de educação inclusiva em nosso país estão aqui descritas:
- Recursos pedagógicos adaptados
- A Comunicação Alternativa
- Recursos de acessibilidade ao computador;
- Recursos para as atividades de vida diária;
- Adaptações de jogos e brincadeiras - recreação;
- Equipamentos de auxílio para pessoas cegas e com baixa visão;
- Equipamentos de auxílio para pessoas surdas ou com perdas auditivas;
- Controle de ambiente;
- Adequação postural;
- Mobilidade alternativa;
- Órteses e próteses;
- Projetos arquitetônicos para acessibilidade