Saltar navegação

ACIONADORES

CONCEITO

Os acionadores são constituídos por um contato elétrico que se mantém ligado ao ser pressionado. O usuário poderá controlar seu computador por meio dos acionadores, quando estes estiverem associados a programas específicos que simulam as funções de mouse e do teclado.

Os acionadores também podem controlar recursos de controle de ambiente, recursos de comunicação alternativa ou brinquedos adaptados. Seu uso está indicado para pessoas com limitações físicas ou àquelas que necessitam de um acesso simplificado ao computador. Os alunos que apresentam dificuldades significativas para a compreensão das tarefas ou com dificuldades em se organizar diante de periféricos, como o teclado e o mouse, podem também se beneficiar de um acesso que exija apenas um movimento voluntário.

Crianças pequenas iniciando o contato com o computador e alunos com déficits sensoriais são também candidatos a sua utilização.

 

Tipos de acionadores

Os acionadores podem ser ativados por movimentos realizados com as mãos, dedos, cabeça, olhos ou outras partes do corpo. Podem ainda ser ativados pela voz, sopro, sucção ou contração muscular.

 PRESSÃO

Acionadores de pressão

São acionadores que funcionam pelo movimento de pressão realizado pelo aluno com o auxílio das mãos, dedos, cabeça, pés ou outras partes do corpo. Existem tipos de acionadores de pressão diferenciados para alunos que utilizam muita força ou para que aqueles que possuem um movimento mais suave. Esses acionadores são os mais comumente utilizados.


Acionadores de tração

São ativados pelo movimento de puxar. São indicados para os alunos que apresentam dificuldade em apertar o acionador de pressão ou que não conseguem retirar a mão do acionador depois de realizar o pressionamento. Estes acionadores podem ser colocados em diferentes partes do corpo, de acordo com a habilidade do usuário como por exemplo:

  • o cordão será amarrado no pulso, para o movimento de puxar o braço;
  • o cordão será amarrado nos óculos, para o movimento de rodar a cabeça;
  • o cordão será amarrado no tornozelo, para o movimento de puxar a perna.


Acionadores por voz

Estes acionadores controlam o computador a partir da percepção de sons. Estão indicados para o trabalho com usuários que não apresentam outros movimentos voluntários, que possam ser controlados funcionalmente. O acionador percebe os sons através de um pequeno microfone e possui um dispositivo de controle de sensibilidade que filtra os ruídos do ambiente como acionamento.

 

Acionadores de sopro ou sucção

São acionadores que reconhecem como comandos, o sopro ou a sucção realizados em um canudo ou tubo em contado com a boca do usuário. É indicado para dificuldades motoras severas, como as que apresentam quadros de distrofias ou lesões do tipo tetraplegia.


Acionadores de contração muscular

São acionadores que captam a contração muscular e podem ser colocados em qualquer músculo que realize esta ação voluntariamente. Não é necessário que o usuário seja capaz de realizar o movimento, apenas que seja capaz de comandar a contração do músculo. Esse tipo de acionador apresenta um sensor que é fixado na pele do usuário, com o auxílio de uma fita adesiva. O acionador apresenta um dispositivo de controle de sensibilidade com o qual é possível controlar a intensidade da contração que será percebida como comando. Este tipo de acionador está também indicado para usuários motoramente muito comprometidos.


Acionadores que funcionam com o piscar dos olhos

São acionadores que captam o movimento de piscar dos olhos. O dispositivo deve ser acoplado a uma armação de óculos, com ou sem lentes. Esse tipo de acionador possui um dispositivo de controle de sensibilidade que deve ser regulado para que não capte o piscar natural dos olhos.


Acionadores artesanais

Os acionadores também podem ser confeccionados artesanalmente pelo professor. A confecção é simples e de baixo custo. Para maiores informações sobre como construir um acionador artesanal, consulte os sites tecnologiaassistiva.com.br e assistiva.com.br.


Como conectar o acionador ao computador

Para ligar o acionador ao computador é necessário um equipamento intermediário, em geral um mouse ou um joystick adaptados com uma entrada tipo fêmea para o plugue do acionador. Esta adaptação permite que o clique da tecla do mouse seja transferido para o acionador. Este arranjo permite o comando de softwares com sistema de varredura ou softwares de apresentação.

Visite o site www.assistiva.com.br para aprender a adaptar um mouse para uso com acionador.


Transformando um mouse comum em acionador

Para o aluno que possui a habilidade de utilizar o acionador de pressão é possível transformar o mouse comum em acionador artesanal, através de uma adaptação muito simples. Para fazer esta adaptação você necessitará de uma capa de álbum de fotografia (de 1 foto por página), de um pedaço de espuma, tesoura e cola. Para produzir seu acionador siga as seguintes dicas:

  • Retire as páginas do álbum de fotografias;
  • Recorte a espuma do tamanho do álbum e deixe o seu centro vazado, exatamente com o formato do mouse, fazendo também um caminho para a saída do fio;
  • Cole a espuma vazada no interior do álbum;
  • Coloque o mouse dentro do álbum, de forma que fique imobilizado pela espuma à sua volta;
  • Na parte interna da capa do álbum você deverá colar uma pequena borracha de EVA, exatamente no ponto que baterá na tecla esquerda do mouse, quando uma força foi exercida sobre a capa/tampa fechada.

O aluno apenas apoiará sua mão sobre a capa do álbum (tampa do acionador) e assim ativará a função do clique, pelo pressionamento da tecla esquerda do mouse.


Como escolher o acionador mais funcional para o seu aluno?

Para experimentar e definir qual é o melhor tipo de acionador, deveremos estar atentos e observar qual é o gesto ou ação que o aluno consegue realizar com um controle razoável. Sendo o aluno capaz de bater a mão, puxar o braço, virar a cabeça ou outra ação qualquer, escolheremos um acionador que valorize esta habilidade que o aluno demonstra ter. Optaremos então por um software que seja atraente com relação aos efeitos que produz, tenha conteúdos adequados à idade do aluno e que necessite, num primeiro momento, apenas do clique do mouse para ser ativado e controlado.

SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO

Exemplos de Softwares para desenvolver habilidades no uso de acionador:

Microsoft PowerPoint e BrOffice Impress

O software Microsoft PowerPoint roda apenas com o sistema Windows, porém o BrOffice Impress também roda em Linux e pode ser baixado gratuitamente em www.broffice.org/download. Estes programas permitem criar apresentações em sequências de slides para serem exibidas no monitor do computador ou projetadas em telas. De forma alternativa, a apresentação de slides poderá ser comandada por um acionador conectado a um mouse adaptado.

Com um software de apresentação o professor poderá criar livros de histórias virtuais, aplicativos para ensinar conceitos, apresentações para auxiliar no processo de alfabetização, apresentações com temas diversos e recursos de comunicação alternativa. Para maiores informações sobre como programar o software PowerPoint e para download de exemplos de aplicativos desenvolvidos para alunos com necessidades educacionais especiais consulte o site: www.tecnologiaassistiva.com.br.

 

SENS Software

Este é um programa gratuito especialmente criado para desenvolver habilidades iniciais com o uso de acionadores. Apresenta uma sequência de animações que podem ser comandadas por acionador. As atividades propostas possuem complexidades variáveis e exigem desde um único clique até o exercício de ativação com varredura. Como retorno o aluno formará figuras com animações, padrões em movimento e sons. As imagens são ricas e podem ser programadas alterando- se cor e contraste entre o fundo e a imagem. Estes detalhes fazem também do SENS Software um recurso interessante para a estimulação visual de alunos com baixa visão. Foi desenvolvido no Reino Unido pela Inclusive Technology e possui tradução em Português disponível no site www.assistiva.com.br.