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O COMPUTADOR COM FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORAL

Alguns alunos apresentam dificuldades importantes na fala devido a circunstâncias diversas como a paralisia cerebral, doenças degenerativas, problemas respiratórios, autismo, deficiência mental, deficiências múltiplas e outras. Estes alunos necessitarão de uma outra forma de se comunicar, para que possam mostrar ao professor o que conseguiram aprender, dizer sobre suas dúvidas, desejos, sentimentos, interagir nas brincadeiras e conversas com os amigos.

Para estes alunos está indicado um trabalho de comunicação alternativa. Neste caso, serão valorizados todos os sinais expressivos que o aluno já apresenta e sua comunicação poderá ser ainda ampliada com cartões ou pranchas de comunicação, que possuem símbolos gráficos, palavras escritas ou letras.

Normalmente as pranchas de comunicação são impressas em papel e organizadas em pastas. O aluno selecionará um símbolo para representar seu desejo, pensamento ou sentimento.

Com softwares específicos o computador poderá se tornar uma importante ferramenta de voz. Os símbolos gráficos aparecerão na tela do computador em pranchas interligadas e o aluno, selecionando o símbolo que deseja, terá como retorno a fala e assim poderá conversar com seus professores, colegas e demais pessoas. As pranchas de comunicação são personalizadas e devem conter símbolos que representem a necessidade comunicativa pessoal de seu usuário.

Como exemplos de software de comunicação através do computador temos: 

Boardmaker com Speaking Dynamically Pro - SDP

Este software possui a biblioteca de símbolos PCS (Símbolos de Comunicação Pictórica) para a construção das pranchas que serão interligadas. Com o SDP, as pranchas de comunicação de símbolos também podem ser interligadas a um teclado virtual que permitirá a seu usuário produzir também a fala por meio da escrita. O acesso às teclas da prancha pode ser feito diretamente pelo mouse, ou por via indireta, com o uso da varredura e acionadores.

Exemplo de pranchas interligadas do Speaking Dynamically Pro (SDP )

 

Escrevendo com Símbolos - ECS

Com programa ECS também poderemos construir pranchas dinâmicas com voz. Ele possui duas opções de sistemas de símbolos gráficos em sua biblioteca, o PCS e o Rebus.


Prancha Livre de Comunicação

É um software livre executável em ambiente Windows que foi desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia de Reabilitação (LER) da PUC- PR. O objetivo geral do programa é favorecer uma comunicação alternativa oral através de técnicas como antecipação de símbolos, sintetizador de voz, autoclique e varredura.

O programa permite a personalização para cada usuário através da inclusão de novas imagens à coleção já existente, modificação da imagem relacionada a um símbolo cadastrado ou exclusão de um símbolo do aplicativo. Para maiores informações e download do programa consulte o site www.ler.pucpr.br/amplisoft.

SAIBA MAIS

Como escolher a melhor solução de acesso ao computador para o seu aluno?

Aspectos que devem ser observados:

  1. O aluno deve estar com uma postura estável na cadeira em frente ao computador. Utilizar colete e faixa de estabilização de quadril quando necessário. Consulte um terapeuta ocupacional ou um fisioterapeuta para auxiliá-lo;
  2. Observar a altura da mesa do computador em relação ao aluno. O aluno deve poder apoiar o cotovelo na mesa sem provocar elevação dos ombros;
  3. Observar o posicionamento do monitor. O aluno, bem posicionado, deve estar com os olhos no centro do monitor, pois quando o monitor está muito elevado o aluno permanece em retração de cabeça e quando o monitor está muito baixo aumenta a dificuldade para o controle de cabeça;
  4. O professor deve oferecer o teclado para o aluno e fazer uma proposta simples como “vamos escrever o seu nome” ou “vamos escrever a letra A”. O que pode acontecer:
    1. O aluno realiza a atividade sem dificuldades.
      • Esse aluno não necessita de adaptações de acesso ao teclado.
    2. O aluno aperta as teclas com muita força ou mantém o dedo por muito tempo sobre as teclas repetindo a letra várias vezes.
      • Para esse aluno a configuração do recurso de acessibilidade do Windows, com a diminuição da taxa de repetição do teclado está indicada.
    3. O aluno apresenta incoordenação e aperta letras desnecessárias
  5. Para esse aluno pode ser utilizada uma colmeia de acrílico.
  6. O aluno apresenta dificuldade de enxergar as letras do teclado
    • Para esse aluno podem ser utilizadas as etiquetas adesivas de letras grandes e em alto contraste sobre o teclado, e/ou programas que deem feedback auditivo para auxiliar a escrita.
  7. O aluno não consegue utilizar as mãos para teclar
    • Para esse aluno pode ser necessário o uso de órteses nas mãos.
    • O aluno pode necessitar de uma ponteira de cabeça para teclar .
  8. O aluno pode necessitar de um teclado maior ou menor.
  9. O aluno pode apresentar dificuldades de coordenação motora e não conseguir acessar o teclado, apesar de todas as tentativas do professor. Nesse caso precisará de um programa que funcione em sistema de varredura e que vai ser acessado através de um acionador conectado ao mouse ou computador. O professor deve avaliar a condição do aluno de utilizar o mouse.
    1. O aluno consegue utilizar o mouse sem dificuldade.
    2. O aluno apresenta dificuldade em enxergar o cursor do mouse.
      • Para esse aluno a modificação do cursor através dos recursos de acessibilidade do Windows (consultar página 27) ou ampliação do cursor através de softwares especiais podem ser boas alternativas.
      • Para o aluno que não enxerga o cursor, mesmo ampliado, está indicado o uso de softwares leitores de tela.
    3. O aluno apresenta dificuldade em clicar os botões do mouse sem que o mouse mude de posição.
      • Para esse aluno o uso do mouse estático de esfera ou roletes está indicado.
    4. O aluno apresenta incoordenação no membro superior e tem dificuldade em utilizar o mouse
      • Esse aluno pode se beneficiar do uso de uma pulseira de peso para diminuir a incoordenação dos movimentos.
      • O aluno poderá ter mais facilidade em utilizar o teclado com a função de mouse, do que o próprio mouse. Para transformar as teclas numéricas do teclado em funções do mouse (setas do teclado).
      • O aluno poderá ter outras dificuldades como: não conseguir manter a mão sobre o mouse, apertar o botão da direita ao invés do da esquerda, ter dificuldade com a orientação do cursor.
    5. O professor deve observar se o aluno é capaz de enxergar as informações que aparecem na tela. Detectada a dificuldade do aluno em enxergar, deveremos encaminhá-lo ou entrar em contato com o profissional da oftalmologia que o atende, buscando soluções médicas e lentes apropriadas, se for o caso. Algumas ajudas também poderão ser encontradas no computador:
      1. Para facilitar a análise do texto que está sendo digitado o aluno pode necessitar que o tipo, a cor e o tamanho da letra sejam modificados.
      2. O aluno poderá beneficiar- se de um programa que leia as informações da tela à medida que forem sendo digitadas.
      3. Para alunos com deficiência visual será necessária a utilização de softwares que descrevem os comandos e leem os textos que estão sendo digitados.