Saltar navegação

LEITORES DE TEXTO

CONCEITO

As páginas de um texto ou de um livro impresso são transferidas para a tela do computador por meio de um escâner com um programa denominado OCR (Reconhecimento de Caracteres Ópticos) que processa e converte a imagem para os processadores de texto.

Os programas Kurzweil e Open Book são exemplos da tecnologia OCR que permitem às pessoas com deficiência visual acessar e editar materiais impressos, mediante um processo de escaneamento, processamento e fala. Uma voz sintetizada faz a leitura dos textos digitalizados e dá informações ao usuário sobre imagens e legendas, estrutura de colunas, cabeçalhos e outras informações de layout. Permite ainda mudar tipos de fontes, cores e contraste, do texto escaneado, favorecendo a leitura na tela do computador para usuários com baixa visão. Outra função destes softwares é a de transformar a voz sintetizada em arquivo MP3, para posteriormente ser ouvida em equipamento portátil.

  

Como solucionar dificuldades de construção de escrita

Alguns alunos podem apresentar dificuldades de produção de escrita e os apoios tecnológicos poderão auxiliá-los a ser mais competente, dando- lhes pistas e, acima de tudo, ferramentas para que possam traduzir em texto os seus entendimentos e pensamentos.

Auxiliá-los na produção escrita ajudará também a auto- estima, além de promover o exercício mais frequente e despreocupado da organização do pensamento para a produção textual.

As ajudas tecnológicas poderão ser mínimas, como no caso dos corretores ortográficos ou, mais complexas, como a seleção de palavras pré-escritas em lista de predição ou a seleção de botões com símbolos gráficos, que selecionados produzem escrita.

Alguns alunos também poderão se beneficiar de programas por comando de voz e desta forma, ditarem seus textos em um microfone e acompanharem a transformação de sua fala em escrita no computador.