CONCEITO
O sistema reprodutor humano é dividido em sistema reprodutor masculino e sistema reprodutor feminino, no entanto, ambos possuem a mesma função, ou seja, a reprodução de novos seres.
O sistema reprodutor humano é dividido em sistema reprodutor masculino e sistema reprodutor feminino, no entanto, ambos possuem a mesma função, ou seja, a reprodução de novos seres.
Sendo assim, o masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.
Os gametas masculinos, os espermatozoides, são formados dentro de túbulos seminíferos, localizados no interior dos testículos. Os testículos também são responsáveis pela produção da testosterona, hormônio sexual masculino. Dos túbulos seminíferos, os espermatozoides migram para uma região chamada de epidímio, onde ficam armazenados até o momento da ejaculação. Do epidímio parte o canal deferente, no interior do qual os espermatozoides misturam-se à secreções produzidas pela próstata e pelas vesículas seminais. Essa mistura de secreções e espermatozoides é chamada de esperma ou sêmen, que protegem e nutrem os espermatozoides além de estimularem sua motilidade. O sêmen segue pela uretra através do pênis até o meio externo.
O pênis é o órgão copulador possuindo corpos cavernosos e corpo esponjoso. Essas estruturas enchem-se de sangue e garantem a ereção do pênis durante a ereção.
Durante a excitação sexual, estímulos nervosos vindos do sistema nervoso autônomo (divisão do parassimpático) dilatam artérias do pênis, provocando um acúmulo de sangue nesses tecidos. O pênis começa a inchar e aumentar de tamanho, comprimindo as veias e obstruindo o retorno do sangue. 0 resultado é a ereção: aumento de volume e enrijecimento do órgão.
Durante o ato sexual, quando os estímulos se tornam suficientemente intensos, ocorrem contrações dos músculos lisos do epidídimo, do canal deferente, da uretra e das glândulas anexas, lançando o sêmen para o exterior: é a ejaculação - acompanhada de sensações agradáveis, o orgasmo.
Em cada ejaculação são expulsos, em média, de 3 a 4 ml de esperma, contendo cerca de 400 milhões de espermatozoides.
A vasectomia, eficiente método contraceptivo masculino, consiste na interrupção cirúrgica dos canais deferentes. Esse método age impedindo que os espermatozoides sejam liberados durante a ejaculação. Não há outros prejuízos às funções sexuais do homem após a cirurgia, ou seja, ereção e desejo sexual não sofrem alterações.
Enquanto o sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina.
Os órgãos sexuais femininos, com exceção da vulva, são internos. Os gametas femininos, os óvulos, são formados no interior dos ovários, dentro de estruturas chamadas de folículos de Graaf. Os ovários também são responsáveis pela produção do estrógeno, hormônio sexual feminino. Quando o óvulo está maduro, o folículo se rompe, liberando-o, num processo chamado de ovulação. Os óvulos são liberados no interior das Tubas Uterinas. É nelas que, na presença de espermatozoides, ocorre a fecundação. O óvulo fecundado, ou zigoto, segue para o útero, onde se fixa à parede do órgão (endométrio), que se encontra preparada para receber o embrião. Na ausência de fecundação, o óvulo não fecundado, ou ovócito, é eliminado.
Pratique os conceitos estudados no jogo abaixo: