Saltar navegação

NICHO ECOLÓGICO

CONCEITO

Nicho ecológico descreve a variedade de condições e qualidade de recursos dentro das quais o indivíduo, ou a espécie, funcionam.

Deste modo, os limites de um nicho poderiam estender-se entre as temperaturas de 10 graus C a 30 graus C, entre outros exemplos (v. Ricklefs 2003, A Economia da Natureza).

Esses fatores ecológicos são constituídos pelos elementos naturais (componentes orgânicos e inorgânicos) da teia extremamente complexa e frágil de reações físico-químicas, movidas pela energia solar, que constitui a vida na Terra. No processo de armazenar e consumir a energia solar, os seres vivos fazem circular elementos químicos por toda a biosfera (a parte do planeta em que pode haver vida).

Cada uma das espécies de seres vivos se especializa em realizar uma parte do trabalho necessário para o fecho dos ciclos. A essa especialização dá-se o nome de nicho ecológico. Todas as populações de seres vivos (com exceção talvez de algumas bactérias que vivem da energia de fontes termais) dependem da manutenção do equilíbrio da biosfera como um todo.