Saltar navegação

BIOMA

CONCEITO

Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos.

Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, "comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica".

Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.

Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.

Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias).

É comum a confusão do termo bioma com o termo biota. Porém, biota designa a parte viva de um ecossistema. Não considerando, portanto, características como o clima que fazem parte de uma classificação mais abrangente (bioma).

 

Biomas Brasileiros

Biomas são grandes formações vegetais, cujas características comuns como fatores climáticos e latitude determinam uma única comunidade biológica dentro de uma área geográfica definida. 

Biomas terrestres

  • Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 Km² e 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.
  • Cerrado ocupa uma área de 2.036.448 Km², correspondente a 23,92% do território e que é constituído principalmente por savanas. 
  • Mata Atlântica ocupa uma área de 86.289 Km² e 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e apresenta uma variedade de formações com um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estruturas e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre, tendo como elemento comum a exposição aos ventos úmidos que sopram do oceano.
  • Caatinga abrange 9,92% do território nacional, ocupando uma área de 844.453 Km², é constituída principalmente por savana estépica.
  • Pampa que também é chamado de Campos do Sul ou Campos Sulinos ocupa uma área de 176.496 Km² correspondente a 2,07% do território nacional e que é constituído principalmente por vegetação campestre e só esta presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho. Caracteriza-se pela grande riqueza de espécies herbáceas e várias tipologias campestres, compondo em algumas regiões, ambientes integrados com a floresta de araucária.
  • Pantanal que ocupa uma área de 150.355 Km² e 1,76% do território nacional e que é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte e está presente em apenas dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.

 

Bioma marinho

O bioma marinho do Brasil situa-se sobre a "Zona Marinha do Brasil" e apresenta diversos ecossistemas.

A Zona Costeira Brasileira é uma unidade territorial, definida em legislação para efeitos de gestão ambiental, que se estende por 17 estados e acomoda mais de 400 municípios distribuídos do norte equatorial ao sul temperado do País.

É um conceito geopolítico que não tem nenhuma relação com a classificação feita pela ecologia. A Zona Costeira Brasileira tem como aspectos distintivos em sua longa extensão através de diferentes biomas que chegam até o litoral, o bioma da Amazônia, o bioma da Caatinga e bioma da Mata Atlântica. Esses biomas com grande variedade de espécies e de ecossistemas, abrangem mais de 8.500 km de costa litorânea.

RESUMINDO

Meio ou Ambiente - conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos necessários e que regem a vida de cada espécie.

Espécie - grupo de organismos semelhantes que, em condições naturais, são capazes de cruzar e gerar descendentes férteis (conceito válido para organismos com reprodução sexuada).

Hábitat - local onde uma espécie pode ser encontrada no ecossistema (seu endereço).

Nicho Ecológico - conjunto de atividades que um organismo desempenha no seu ecossistema (sua agenda).

População - grupo de organismos de uma mesma espécie e que vive em uma determinada área geográfica.

Comunidade Biológica ou Biocenose ou Biota - conjunto de populações interdependentes que vivem em uma determinada área geográfica.

Ecótono ou Ecótone - é uma zona de transição entre duas comunidades vizinhas. O ecótone apresenta populações próprias e populações das comunidades vizinhas, sendo, portanto, mais variado em número de espécies que as comunidades limítrofes.

Biótopo - local onde vive uma comunidade. É representado pelos componentes abióticos (sem vida) de um ecossistema.

Ecossistema ou Sistema Ecológico - é o conjunto formado pela interação entre a comunidade e o biótopo, ou seja, é um sistema de relações recíprocas entre os seres vivos e o ambiente físico-químico onde vivem. Um ecossistema tem características próprias e relativa estabilidade.

Biosfera - é o conjunto de todos os ecossistemas da terra, a parte do planeta onde existe vida.