Saltar navegação

SEMINÁRIO

CONCEITO

Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Geralmente, é empregada nos cursos de graduação e pós-graduação (e também em encontros, congressos).

É uma técnica que desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos. Visa mais à formação do que à informação (Nérici, [197-], p.364).

 

Objetivos

De acordo com Nérici (1973) o seminário tem os seguintes objetivos:

  1. ensinar pesquisando,
  2. revelar tendências e aptidões para a pesquisa,
  3. conferir espírito científico,
  4. ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual,
  5. ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando a objetividade acima da subjetividade,
  6. introduzir, no estudo, interpretação e crítica de trabalhos mais avançados em determinado setor do conhecimento,
  7. ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os educandos e entre estes e professores,
  8. ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles,
  9. levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados,
  10. dominar a metodologia científica geral.

 

Tipos de Seminários

Há dois tipos de seminários (PÁDUA, 1994, p.137-145):

Seminário de Textos: técnica de estudo em grupo mais utilizada nos meios acadêmicos para desenvolver um estudo aprofundado de um texto e a reflexão e discussão sobre seus conceitos e/ou idéias fundamentais (PÁDUA,1994, p.137).

Seminário de Temas: técnica de estudo também muito utilizada nos meios acadêmicos como forma de despertar o interesse dos participantes para um determinado assunto abrindo, assim, perspectivas diversas para a discussão do tema e permitindo uma abordagem interdisciplinar (PÁDUA, 1994,p.141).

 

Organização do Seminário

Grupo de Estudo: podem ser constituídos de quatro a seis elementos.

Funções dos Componentes:

a) Coordenador: geralmente, é o professor ou especialista em determinado assunto. Cabe a ele:

  • Propor o texto básico (e se necessário os textos complementares, para o seminário de textos) ou temas (para seminário de temas, indicando as referências) para serem estudados,
  • estabelecer uma agenda de trabalho e duração,
  • orientar as pesquisas,
  • presidir e coordenar as sessões do seminário,
  • fazer, ao final, uma apreciação geral dos resultados, complementando alguns itens, se necessário.

b) Relator: é aquele que expõe os resultados dos estudos referentes a um tema específico do programa de trabalhos. A exposição pode ser feita por um elemento, indicado pelo grupo, ou por todos, repartindo as partes. Se o estudo for individual, a responsabilidade recai exclusivamente sobre aquele aluno; mas se houver um grupo de estudos, ela é atribuída a todos os participantes.

c) Secretário: é o estudante designado para anotar as conclusões parciais e finais do seminário, após os debates.

d) Demais participantes: são todos os que participam do seminário (a classe toda). Depois da exposição, devem participar, fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objeções, reforçando argumentos ou dando alguma contribuição.

 

Duração

O seminário, em geral, tem lugar no horário comum de aulas. Pode ter a duração de um ou vários dias, dependendo da extensão, profundidade dos estudos e disponibilidade do tempo.

As sessões, entretanto, devem durar de duas a três horas, no máximo, para melhor aproveitamento.

As pesquisas e os estudos de um tema, para serem apresentados em seminários, requerem várias reuniões prévias do grupo expositor.

 

Temas (Assuntos)

Os temas dos seminários são os mais variados possíveis, pois essa técnica de estudo pode ser aplicada em qualquer setor do conhecimento.

Algumas Fontes:

  1. temas constantes de um programa disciplinar, mas que necessitam de conhecimentos mais aprofundados;
  2. temas complementares a um programa disciplinar;
  3. temas novos, divulgados em periódicos especializados, referentes à disciplina em questão;
  4. temas atuais, de interesse geral, com idéias renovadoras;
  5. temas específicos, atualizados, adequados a um programa de seminário.


Roteiro de Seminário

A técnica do seminário obedece ao seguinte roteiro:

  1. Coordenador: propõe um determinado estudo, indica as referências mínimas e estabelece um cronograma de atividades. Cada grupo escolhe, por sua vez, o(s) relator(es) e o secretário.
  2. Formação do(s) grupo(s): inicia-se o trabalho de pesquisa, de procura de informações através das referências, documentos, entrevistas, observações etc. Depois o grupo se reúne para discutir o material coletado, confrontar pontos de vista, formular conclusões e organizar o material, sempre assessorado pelo coordenador.
    • Em seguida, os grupos deverão fazer uma síntese dos diferentes autores analisados, resumo das contribuições, visando à exposição que deve apresentar:

      • Introdução: breve exposição do tema central, dos objetivos e das referências bibliográficas utilizadas;
      • Desenvolvimento dos tópicos numa seqüência organizada: explicação, discussão e demonstração;
      • Conclusão: síntese de toda a reflexão, com as contribuições do grupo para o tema.
  3. Conclusão dos estudos: a classe se reúne, sob a orientação do coordenador;

  4. O relator, em plenário, apresenta os resultados dos estudos, obedecendo a uma seqüência lógica e ordenada;

  5. A classe, a seguir, participa das discussões e debates, solicitando esclarecimentos, refutando afirmações ou reforçando argumentos.  

  6. Ao final, o coordenador do seminário faz uma síntese do trabalho apresentado. Se achar incompleto, pode recomendar outros estudos.

IMPORTANTE

O seminário não pode reduzir a uma aula expositiva apresentada por um colega e comentada pelo professor: ele deve ser um círculo de debates para o qual todos devem estar suficientemente preparados.

Estudo de caso

O texto roteiro deve ser preparado e entregue à classe com um mínimo de três dias de antecedência, para que todos possam ter idéia do conteúdo a ser discutido.

O texto-roteiro deve conter (adaptado de PÁDUA, 1994, p.139):

  1. Apresentação do assunto do seminário;
  2. Esquema básico;
  3. Localização do assunto no contexto da disciplina
  4. Apresentação dos esclarecimentos dos principais conceitos;
  5. Problematização: levantamento de questões para debate em classe.
  6. Referências: utilizadas pelo grupo de acordo com as normas da ABNT/NBR 6023 – referências.