METODOLOGIA DA PESQUISA
Ementa
Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica em Educação. Relação entre o objeto de investigação, os referenciais teóricos e os métodos de investigação. Distinção dos tipos de pesquisa científica; planejamento e desenvolvimento da pesquisa em educação. Compreensão da atitude e do fazer científicos como inerentes ao ato de educar. Trabalho interdisciplinar com projetos de pesquisa na área educacional.
Objetivos
No final deste curso o formando deverá ser capaz de:
- Desenvolver o projeto de pesquisa;
- Desenvolver o trabalho de conclusão de curso.
O curso será ministrado, envolvendo aulas em exposição-dialogada e práticas, métodos individuais, discussões e debates em grupo, seminários, pesquisa bibliográfica, estudos de caso e elaboração de relatórios.
O formando deverá ainda apresentar estudo de caso ou atividade que leve a reflexão da relação interdisciplinar do conteúdo programático com outras disciplinas.
A avaliação acontecerá em três momentos:
- Participação do aluno focado nas habilidades e competências.
- Atividades de leitura de material, produção de textos, fórum de discussão, conferência, etc.
- Avaliação final e defesa de trabalho de conclusão de curso.