Saltar navegação

METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa

Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica em Educação. Relação entre o objeto de investigação, os referenciais teóricos e os métodos de investigação. Distinção dos tipos de pesquisa científica; planejamento e desenvolvimento da pesquisa em educação. Compreensão da atitude e do fazer científicos como inerentes ao ato de educar. Trabalho interdisciplinar com projetos de pesquisa na área educacional.

Objetivos

No final deste curso o formando deverá ser capaz de:

  • Desenvolver o projeto de pesquisa;
  • Desenvolver o trabalho de conclusão de curso.

O curso será ministrado, envolvendo aulas em exposição-dialogada e práticas, métodos individuais, discussões e debates em grupo, seminários, pesquisa bibliográfica, estudos de caso e elaboração de relatórios.

O formando deverá ainda apresentar estudo de caso ou atividade que leve a reflexão da relação interdisciplinar do conteúdo programático com outras disciplinas.

A avaliação acontecerá em três momentos:

  1. Participação do aluno focado nas habilidades e competências.
  2. Atividades de leitura de material, produção de textos, fórum de discussão, conferência, etc.
  3. Avaliação final e defesa de trabalho de conclusão de curso.