Saltar navegação

ESTRUTURA DO PROJETO

A partir da ABNT- NBR 15287-dez/2005 - projeto de pesquisa, os elementos que compõem o projeto de pesquisa são:


Elemento
s Pré-textuais

a)   Capa: elemento obrigatório para proteção externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação.

Conterá em caixa alta:

a.1 Nome (por extenso)da Instituição de Ensino

a.3 Nome da Coordenação de Pós-Graduação

a.4 Título do Trabalho

a.5 Subtítulo (se houver, em letra minúscula)

a.6 Nome do Autor

a.7 Local (Cidade)

a.8 Ano de Publicação (em algarismos arábicos)

 

b)   Folha de Rosto: Elemento obrigatório que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. Esta folha, embora considerada a primeira página do trabalho, não recebe numeração.

Deve conter:

b.1 Nome do Autor (em caixa alta)

b.2 Título do Trabalho (em caixa alta)

b.3 Subtítulo   (se   houver),   depois   de   dois   pontos   (:)

b.4 Nota de apresentação (natureza do trabalho): texto indicando o tipo de monografia, curso e título obtido.

b.5 Nome do orientador, precedido da palavra “Orientador”

b.6 Nome do co-orientador (se houver)

b.7 Local (Cidade)

b.8 Data (Ano da publicação)

 

c)    Dedicatória: Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

d)   Agradecimentos: Elemento opcional. Os agradecimentos devem ser dirigidos às pessoas ou entidades que  contribuíram  de  maneira  relevante  à  elaboração do trabalho. Devem-se colocar os agradecimentos em ordem hierárquica de importância.

e)   Epígrafe: Elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

f)     Resumo: Elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, no formato ‘bloco’, sem recuos de entrada, em um único parágrafo, em torno de 250 palavras, não devendo ultrapassar 500 palavras. Abaixo do resumo, devem constar as palavras representativas do conteúdo do trabalho, antecedidas do título ‘Palavras-chave’.

g)   Abstract: Elemento opcional para o TCC. É a versão do resumo para o inglês, ou seja, a deve ser o mesmo texto do ‘Resumo’ em língua estrangeira.  Também seguido da versão em inglês das palavras-chave.

h)   Sumário: Elemento obrigatório. Enumeração dos capítulos, seções e partes que compõem o trabalho, seguido de sua localização dentro do texto (número da página).

i)      Listas de Tabelas, Quadros e Figuras: Relacionar as ilustrações (tabelas, quadros ou figuras) na ordem em que aparecem no texto indicando para cada uma, o seu número, legenda e página onde se encontra.

j)     Listas de Abreviaturas, Siglas e Símbolos: Havendo necessidade, as abreviaturas, siglas ou símbolos devem ser ordenados alfabeticamente e seguidos de seus respectivos significados. Quando necessário, utilizar o formato tabela, sem borda, para a sua apresentação. À esquerda, a sigla e à direita, o significado.

 

Elementos Textuais (Corpo do Texto)

Em sua essência, a monografia é constituída de três partes fundamentais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

a) Introdução: Tem como objetivo anunciar, definir, delimitar, esclarecer e justificar o assunto da pesquisa. Na Introdução serão desenvolvidos os seguintes itens:

a.1 Justificativa

a.2 Objetivos (Geral e Específicos)

a.3 Formulação do Problema

a.4 Construção das Hipóteses (quando for necessário)

a.5 Metodologia (classificação da pesquisa, delimitação do assunto, universo da pesquisa, procedimentos metodológicos e limitações da pesquisa).

a.6 Estruturação do Trabalho


b)  
Desenvolvimento: Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto, que será a sustentação do trabalho com base em estudos que possam referenciar o assunto pesquisado. É relevante destacar a importância em estabelecer um ‘link’ entre cada frase e parágrafo, mantendo assim, a coerência do tema abordado.


c)   
Conclusão: É o último capítulo da monografia e deve apresentar uma análise crítica do trabalho e  dos  resultados  obtidos, inclusive  com  sugestões  ou  recomendações  para  trabalhos  futuros. Pode ser redigida através de perguntas e respostas.

 

Elementos Pós-Textuais

Os elementos pós-textuais completam o trabalho. São elementos pós-textuais: referências, apêndices, anexos e glossário.

 

Apresentação Escrita

Seguem orientações quanto a forma de apresentação escrita da monografia:

Formato do papel: Os trabalhos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (210 mm x 297 mm), impressos em uma só face da folha.

Margens: Os espaços de margens são definidos a partir das bordas da folhas de papel e devem obedecer às seguintes medidas:

a)    Superior: das páginas em que são iniciadas as seções primárias, a 7cm da borda superior da folha; das páginas seguintes, a 3cm da borda superior da folha;

b)    Inferior: a 2cm da borda inferior da folha;

c)     Esquerda:a 3cm da borda esquerda da folha

d)    Direita: a 2 cm da borda direita da folha

 

Numeração: As páginas que contenham elementos textuais e pós-textuais deverão possuir numeração a 1,5 cm da borda superior direita da folha.

Parágrafos: usar tabulação padrão 1,25 cm a partir da margem esquerda da folha.

Espaçamento

a)    Entre linhas: Espaço um e meio;

b)    Entre linhas no Resumo, Referências bibliográficas, Notas e Citações: Espaço um.


Tipo e Tamanho de Letras

Arial ou Times New Roman, tamanho 12 para o texto e 10 para citações longas e notas de rodapé.


Paginação

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A partir da folha do Sumário usando algarismos arábicos sequenciais no canto superior direito.

 

A seguir, a organização do projeto de pesquisa:

modelo