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CITAÇÃO

CONCEITO

“A citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte” (NBR 10.520, 2002, p.1). As citações são importantes em um trabalho, desde que colocadas de forma correta.

Tipos de citações

Citação Direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado

Citação Indireta: transcrição livre do texto, ou seja, em que se comenta ou parafraseia a idéia do autor consultado sem reprodução literal do texto.

Citação de Citação: transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Utiliza-se a palavra apud (em latim: ao pé, junto de, perto de).

 

Localização das citações

As citações podem aparecer:

  • no texto;
  • em notas de rodapé

 

Apresentação das citações

  • Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos

De acordo com Ehlers (1999), a nova alternativa de exploração dos recursos naturais, denominada de “sustentabilidade” foi reafirmada em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

“O informe científico é um tipo de relato escrito que divulga os resultados parciais ou totais de uma pesquisa [...]” (LAKATOS; MARCONI, 1992, p.89).

 

  • Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção (ões) da fonte consultada nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.

Exemplos

Até 1947, as exportações americanas de soja eram relativamente marginais (BERTRAND; LAURENT; LECLERQ, 1987, p.68).

Pinazza e Araújo (1993, p.103) ao mostrarem os desencantos com a Revolução Verde dizem que “[...] a erradicação da fome demanda muito mais inteligência, boa vontade e coragem política do que bilhões de dólares”.

“As ações coletivas, políticas e discursos agrupados sob a égide do ambientalismo são tão diversificados que se torna praticamente impossível considerá-lo um único movimento” (CASTELLS, 1999, v.2, p.143).

 

Como fazer as citações

Citações diretas

a) As citações, no texto, de até três linhas, devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação (grifo nosso).

Exemplo 1

O cooperativismo no Brasil surge no final do século XIX. Entretanto, a ausência de legislação específica, na fase inicial de implantação, não estimulou sua disseminação. De acordo com Silva e Miranda Costa (2000, p.79), “essa legislação ganha os seus primeiros contornos em 1907, através do decreto do governo federal; em 1932 ocorre uma consolidação parcial da mesma”.

 

Exemplo 2

Kautsky, ao tratar do cooperativismo agrário em seu livro A Questão Agrária afirma que “[...] na sociedade moderna, qualquer cooperativa de produção, desde que prospere, desde que expanda, tende a transformar-se numa empresa capitalista” (KAUTSKY, 1972, p.123-124).

 

b) As citações, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas (grifo nosso).

Exemplo 1

O ponto de partida da modernização da agricultura foi a “Revolução Verde”, um programa idealizado pelo grupo econômico americano Rockfeler no início dos anos 1940. O objetivo deste programa foi

contribuir para o aumento da produção e produtividade agrícola no mundo, através do desenvolvimento de experiências no campo da genética vegetal para a criação e multiplicação de sementes adequadas às condições dos diferentes solos e climas e resistentes às doenças e pragas, bem como a descoberta e aplicação de técnicas agrícolas ou tratos culturais mais modernos e eficientes. (BRUM, 1988, p.44).


Exemplo 2

Dentre os tipos de cooperativas existentes, o destaque é para as cooperativas agrárias ou agropecuárias, que, de acordo com Rech (2000, p.40)

são as mais comuns no Brasil e têm como objetivo organizar as atividades econômicas e sociais de seus sócios, produtores rurais, integrando-os, orientando-os e colocando à disposição deles uma série de serviços [...] Existem múltiplos exemplos deste tipo de cooperativa. Entre elas, destacam-se as cooperativas de trigo e soja do Rio Grande do Sul e as de leite em diversos estados do Brasil.

 

Citações indiretas

Exemplo 1

A segunda etapa de superação da crise agrícola mineira, corresponde à expansão da agricultura capitalista no cerrado, a partir do plano pioneiro de colonização PADAP, sucedido dos planos estaduais: Plano Noroeste e PCI e federais: POLOCENTRO e PRODECER. Os planos criaram as condições tecnológicas e infra-estruturais para a evolução do processo de desenvolvimento da exploração agrícola intensiva no cerrado (NABUCO; LEMOS, 1986).

 

Exemplo 2

O número insuficiente de mão-de-obra e a falta de cuidados durante e após a colheita de café, de acordo com Souza e Carvalho (1997), Bartholo e Guimarães (1997), são alguns dos fatores que propiciam a mecanização das lavouras.

 

Exemplo 3

Piaget (1978) constatou, tanto na sucessão das fases do período sensório-motor, quanto na das grandes fases do desenvolvimento, uma continuidade total das respectivas condutas, o que torna patente o papel da experiência e da história na gênese e na formação dos conhecimentos.

 

Exemplo 4

Becker; Farina; Scheid (1994) ao mostrarem a importância das fichas de apontamentos concluem que é preciso de mais organização e mais profundidade nas pesquisas e as anotações são indispensáveis.

 

Citação de citação

Exemplo 1

Pardinas (1977 apud LAKATOS; MARCONI, 1992, p.79) entende por “conhecimento científico, aquele voltado para a obtenção e comunicação de resultados desconhecidos até o momento da publicação do livro ou artigo, com fins de explicação e/ou predição do comportamento de certos fenômenos”.


Exemplo 2

Parágrafo “é a unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”. (GARCIA, 1981 apud OLIVEIRA, 2005, p.76).

Citações usando respostas transcritas de entrevistas, questionários, relatos de história oral

Sugere-se a transcrição destacada graficamente (itálico com ou sem aspas), inseridas no texto ou com recuo de 4cm da margem esquerda).

Exemplo 1

A mão-de-obra assalariada temporária, contratada para a colheita, principalmente do café (maio a agosto/setembro), é originária não só da região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, mas também de outros estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, além do norte de Minas. Alguns proprietários ainda utilizam a mão-de-obra vinda do Paraná.

No entanto, ao estabelecerem uma comparação sobre a utilização da mão-de-obra das diversas regiões do país, os proprietários entrevistados alegam que mais recentemente, têm preferido os trabalhadores do Norte/Nordeste porque: “são mais trabalhadores, não são mercenários, alguns são pequenos produtores de feijão (Bahia) e vêm com a família. Apesar da falta de prática dos nordestinos, logo, com um pouco de esclarecimento, conseguem aumentar a produtividade. Os trabalhadores de São Paulo e Paraná são mais agressivos: têm escola, são mais vivos”.

 

Exemplo 2

A mão-de-obra assalariada temporária, contratada para a colheita, principalmente do café (maio a agosto/setembro), é originária não só da região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, mas também de outros estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, além do norte de Minas. Alguns proprietários ainda utilizam a mão-de-obra vinda do Paraná.

No entanto, ao estabelecerem uma comparação sobre a utilização da mão-de-obra das diversas regiões do país, os proprietários entrevistados alegam que mais recentemente, têm preferido os trabalhadores do Norte/Nordeste porque:

são mais trabalhadores, não são mercenários, alguns são pequenos produtores de feijão (Bahia) e vêm com a família. Apesar da falta de prática dos nordestinos, logo, com um pouco de esclarecimento, conseguem aumentar a produtividade. Os trabalhadores de São Paulo e Paraná são mais agressivos: têm escola, são mais vivos.


Exemplo 3

No contexto da agricultura empresarial no cerrado mineiro, também foi analisada a situação dos pequenos produtores, com destaque para os produtores de leite. Estes têm enfrentado sérias dificuldades, diante das novas normas assinadas pelo governo federal sobre o Programa Nacional de Melhoria de Qualidade do Leite.

Na opinião dos entrevistados[1], a situação é grave, mediante as seguintes afirmativas: “os pequenos não vão sobreviver; tendência, se não desaparecer, é mudar para outra atividade. Precisa criar outra fonte de renda”. Para eles, as alternativas são: “necessidade de se criar uma associação entre pequenos produtores, já que o grande é que tem em mãos a mecanização; desenvolver programas para os pequenos produtores em regime de economia familiar, porque o pequeno tem fazer para sobreviver”.

Um dos presidentes de sindicato de trabalhador rural afirmou “que a questão séria, hoje, é o abandono do campo. Só ficaram os velhos. Isto é complicado”. Referindo-se ao jovem, ele faz a seguinte observação: “fazer o que? Não há escola, não há lazer”.


Exemplo 4

No contexto da agricultura empresarial no cerrado mineiro, também foi analisada a situação dos pequenos produtores, com destaque para os produtores de leite. Estes têm enfrentado sérias dificuldades, diante das novas normas assinadas pelo governo federal sobre o Programa Nacional de Melhoria de Qualidade do Leite.

Na opinião dos entrevistados, a situação é grave, mediante as seguintes afirmativas:

os pequenos não vão sobreviver; tendência, se não desaparecer, é mudar para outra atividade. Precisa criar outra fonte de renda”. Para eles, as alternativas são: “necessidade de se criar uma associação entre pequenos produtores, já que o grande é que tem em mãos a mecanização; desenvolver programas para os pequenos produtores em regime de economia familiar, porque o pequeno tem fazer para sobreviver”.

Outras observações importantes

1) Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques do seguinte modo:

  1. Supressões: [...]
  2. Interpolações, acréscimos ou comentários: [   ]
  3. Ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.

 

2) Quando se tratar de dados obtidos por informação oral (palestras, debates, comunicações, etc.), indicar entre parênteses a expressão “informação verbal”, mencionando-se os dados disponíveis, somente em nota de rodapé.

Exemplo: Tricart constatou que na Bacia do Resende, no Vale do Paraíba, há indícios de cones de dejeção (informação verbal).

 

3) Na citação de trabalhos em fase de elaboração, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponíveis, somente em notas de rodapé.

Exemplo: Poetas Rio-grandenses, de autoria de Elvo Clemente, a ser editado pela EDIPUCRS, 2001 (em fase de elaboração).

 

4) Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão “grifo nosso” entre parênteses, após a idealização da citação.

Exemplo: [...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade (SOUTO, 1916, p.46, grifo nosso).

 

5) Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão “grifo do autor”.

Exemplo: [...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...] (CÂNDIDO, 1993, v.2, p.12, grifo do autor).

 

6) Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Exemplos: SILVA, M., (1930)

                   SILVA, L., (1930)

                   RIOS, Carlos (1929)

      RIOS, Ciro (1929)

 

7) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicadas num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data sem espacejamento.

Exemplos:    (OLIVEIRA, 1951a)

                       (OLIVEIRA, 1951b)