INICIAÇÃO A PESQUISA
CONCEITO
É a atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condições de uso, bem como expedir no momento oportuno os materiais necessários à empresa.
A arte de fazer trabalhos é um recurso antigo, usado pelos professores como estratégia para avaliar os estudantes em todas as instâncias do ensino. Entretanto, o que se observa é que esses trabalhos, na maioria das vezes, são transcrições dos manuais consultados porque os estudantes desconhecem o instrumental científico básico, ou seja, as normas técnico-científicas.
Ao buscar as fontes para a construção do conhecimento, o aluno descobre o caminho da investigação. Nessa trajetória, o rigor científico se faz necessário para que os resultados de seu trabalho sejam reconhecidos no mundo acadêmico. Dessa forma, o conhecimento das normas técnico-científicas é condição fundamental para a elaboração correta dos trabalhos.
A Iniciação à Pesquisa pretende oferecer a você noções básicas sobre os procedimentos adequados para uma formação científica.
METODOLOGIA
Podemos entender por Metodologia com um caminho, uma direção para um rigor científico. Oferece trilhas, normas, regras e hábitos que vão orientá-lo(a) com segurança no caminho da pesquisa.
A Pesquisa por sua vez busca o sentido, procura investigar e solucionar determinado problema sobre um fenômeno ou objeto. Para Medeiros (1997, p. 33), a pesquisa científica caracteriza-se pelo procedimento racional e sistemático que objetiva alcançar resposta para problemas colocados pelo próprio pesquisador. Salomon (1999, p. 154) concorda com esta afirmação quando diz que “o que leva uma pessoa a pesquisar é a existência de um problema [que se deseje solucionar]” (p. 154). O autor ainda define pesquisa científica como o “trabalho empreendido metodologicamente quando surge um problema, para o qual se procura a solução adequada de natureza científica” (SALOMON, 1999, p.152).
A metodologia, portanto, é a busca de um caminho; é um método para se falar com rigor científico acerca de determinada área do saber, é oferecer noções e regras lógicas para a produção de conhecimento profissional e científico em alto nível.
Para compreender melhor este assunto, é necessário conhecermos as variadas formas de produção científica, e alguns termos relativamente muito utilizados.
CIÊNCIA
O termo “ciência” pode ser tomado como sinônimo de conhecimento científico. Em sentido estrito, é um conjunto de conhecimentos adquiridos e produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e de objetividade, que permitem sua transmissão. Esses conhecimentos são estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias que visam compreender, orientar e transformar a natureza e as atividades humanas.
Todo conhecimento científico constitui um sistema aberto e inacabado, suscetível de contínuas revisões que permitem a superação de teorias ultrapassadas que dão lugar a novos métodos e novas concepções da realidade. A evolução de todas as ciências tem como impulso-motor os métodos e os instrumentos de investigação. Ao lado disso, o espírito científico: perspicácia, rigorosidade e objetividade.
Em síntese, ciência abarca um conjunto de princípios e procedimentos que permitem a distinção e a manipulação dos fenômenos pela mente humana. Possui técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade.
Características da ciência
A ciência é caracterizada pelos seguintes aspectos: objetivo ou finalidade; função; objeto; objetivo ou finalidade: preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos; função: aperfeiçoamento, mediante o crescente acervo de conhecimento, da relação do homem com seu mundo; objeto: material: aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; formal: o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.
Classificação das ciências
A complexidade do universo e a diversidade de fenômenos, aliadas à necessidade que o ser humano tem de estudá-las, para entendê-las, deram origem a diversos ramos de estudo e ciências específicos. Essa classificação leva em conta o grau de complexidade e o conteúdo de cada ciência (objeto, enunciados e metodologia empregada).
A primeira classificação sistemática das ciências foi feita por Aristóteles, que as classificou em:
- ciências teóricas (matemática, física e metafísica);
- ciências práticas (ética, política e economia);
- ciências poéticas (arquitetura, engenharia).
Com pequenas variações, essa classificação foi mantida até o século XVII, quando os conhecimentos dividiram-se em filosófico, científico e técnico.
Segundo Chaui (1995), das inúmeras classificações propostas, as mais conhecidas e utilizadas foram as dos filósofos alemães e franceses do século XIX. Essas classificações baseavam-se em três critérios básicos:
- objeto estudado;
- método empregado;
- resultado obtido.
Desses critérios e da simplificação feita sobre as várias classificações anteriores, resultou aquela que se costuma usar até hoje:
- Ciências matemáticas ou lógico-matemáticas: aritmética, geometria, álgebra, trigonometria, lógica, física pura, astronomia pura etc.;
- Ciências naturais: física, química, biologia, geologia, astronomia, paleontologia etc.;
- Ciências humanas ou naturais: psicologia, sociologia, antropologia, geografia, economia, lingüística, arqueologia, história etc.;
- Ciências aplicadas: são todas as ciências que conduzem à investigação de tecnologias para intervir na natureza, na vida humana e na sociedade, como, por exemplo, direito, engenharia, medicina, arquitetura, informática etc.
MÉTODOS CIENTÍFICOS
Método, em seu sentido mais geral, é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado ou um resultado desejado. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e na demonstração da verdade (ANDRADE, 1999).
Método é o caminho pelo qual se atinge um objetivo. É um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos para atingirmos determinados fins. Portanto, é um processo necessário, uma vez que, percorrendo o caminho, precisamos de referências e de parâmetros que nos guiem na busca pelo conhecimento (ANDRADE, 1999).
Barros e Lehfeld (2000, p. 3) apresentam o método como “forma ordenada de proceder ao longo do caminho. Conjunto de processos ou fases empregadas na investigação, na busca do conhecimento”.
Método = caminhos, procedimentos através dos quais chegamos a conhecer algo.
Methodos (meta-hodós) = caminho para se chegar a um fim (ANDRADE, 1999, p. 20).
“O método é a alma da teoria” (LÊNIN; MINAYO, 1994, p. 17).
Como você pôde entender, métodos são procedimentos que podem produzir o conhecimento científico.