Saltar navegação

COMO FAZER RESUMO

CONCEITO

Resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

Como fazer resumo

As indicações práticas para fazer um resumo a partir da leitura de um texto, de um livro:

a)      encontrar a idéia principal,

b)      localizar detalhes importantes,

c)      sublinhar,

d)     fazer esquema,

e)      usar frases curtas e diretas,

f)       ler resumos de livros, artigos que se encontram nas revistas e publicações especializadas,

g)      não fazer o resumo enquanto se lê.

 

“DICA”: estas indicações de “como fazer o resumo” são importantes para elaborar as citações indiretas colocadas nos trabalhos científicos.

 

Tipos de resumo

Resumo crítico: resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. É também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos e quantitativos. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. Esse tipo de resumo é encontrado nos catálogos de editoras e livrarias.

Resumo informativo: informa o leitor finalidades, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa [...] dispensar a consulta ao original.

 

Estilo de resumo

a) O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (indicativo ou informativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

b) O resumo deve ser precedido da referência do documento, exceto se o resumo estiver inserido no próprio documento.

c) o resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

d) A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

e) Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

f) As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

g) Devem-se evitar: símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários. Quando seu emprego for imprescindível, deve-se defini-lo na primeira vez que aparecem.

 

Extensão do resumo

Quanto a sua extensão os resumos devem ter:

a)  de 150 a 500 palavras: trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;

b)  de 100 a 250 palavras: artigos de periódicos;

c)   de 50 a 100 palavras: indicações breves.

 

Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

Além das normas para elaboração de resumo, recomendadas pela ABNT, citadas anteriormente, Santos (2002, p.39) mostra que

o resumo, normalmente um texto mais longo (10% a 25% do texto original), presta-se ao mesmo propósito da sinopse. Apenas vai mais longe, já que levanta as idéias essenciais do texto-base e deve manter o espírito do autor. Procura preservar suas intenções e ênfases, tratando com mais detalhamento aquilo que o autor trata mais longamente.