PROJETO DE PESQUISA
CONCEITO
O projeto de pesquisa é a intenção de solucionar o problema que levou o investigador a essa proposta. Para a elaboração de um projeto não há regras fixas. Entretanto, algumas etapas são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.
De acordo com a ABNT- NBR 15287 – Projeto de Pesquisa, a ordem dos elementos que compõem o projeto de pesquisa é a seguinte:
a) Elementos pré-textuais
a.1-Capa(opcional)
a.2-Lombada (opcional)
a.3-Folha de Rosto ( obrigatório)
a.4-Lista de ilustrações ( opcional)
a.5-Lista de tabelas (opcional)
a.6-Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
a.7-Lista de símbolos (opcional)
a.8- Sumário (obrigatório)
b) Elementos textuais
b.1- Introdução
b.2- Tema
b.3- Problema
b.4- Hipótese(s)
b.5- Objetivo (s)
b.6- Justificativa (s)
b.7- Referencial teórico
b.8- Metodologia
b.9- Recursos
b.10- Cronograma
c) Elementos pós-textuais
c.1- Referências ( obrigatório)
c.2- Glossário (opcional)
c.3- Apêndice (opcional)
c.4- Anexo (opcional)
c.5- Índice (opcional)
A partir da referida norma, elaboramos o roteiro abaixo, descrevendo os seguintes elementos do projeto de pesquisa:
1. Título
O título é a nominação da pesquisa. Geralmente, um trabalho apresenta um título geral e um título técnico que aparece como subtítulo, especificando a temática abordada. Quando a pesquisa se realizar em um determinado espaço (geográfico) e período (cronológico), estas informações poderão constar do título.
2. Introdução
A introdução tem por objetivo conduzir o leitor ao assunto ou problema que deu origem à pesquisa, proporcionando uma visão geral do trabalho a ser realizado. Assim, na Introdução podem constar:
- breve histórico sobre o assunto;
- objetivo(s);
- justificativa do projeto;
- pequena revisão de literatura, se não houver um item separado para as letras b, c, e d.
A introdução também pode ser escrita, considerando quatro questões:
- relevância científica: o que a pesquisa pode acrescentar à ciência onde se inscreve;
- relevância social: que benefícios poderão trazer à comunidade com a divulgação do trabalho;
- interesse: o que levou o pesquisador a propor e escolher o tema;
- viabilidade: quais são as possibilidades concretas desta pesquisa vir a ser realizada (AZEVEDO, 1993).
3. Objetivos
Os objetivos definem o que se quer alcançar com o desenvolvimento da pesquisa e quais são os resultados esperados. Dessa forma, os objetivos dividem-se em:
a) Objetivo Geral: apresenta o contexto mais amplo e abrangente da pesquisa.
b) Objetivos Específicos: apresentam o detalhamento do problema a ser estudado.
4. Formulação do Problema
O ponto de partida para a pesquisa é a formulação do problema. Ao se propor o problema, este deve ser empírico, ter possibilidade de solução e estar compatível com os recursos disponíveis para não se criar expectativa, além daquilo que se pretende investigar (SEVERINO, 1996). A elaboração de perguntas sobre o tema é uma sugestão para se construir a problematização ou a problemática da pesquisa.
5. Hipótese(s) da Pesquisa
A hipótese é uma resposta provisória ao problema. É uma proposição submetida a teste que pode ser considerada verdadeira ou falsa no final do processo de investigação. Da mesma forma que o problema, a hipótese deve ser formulada no contexto do referencial teórico adotado pelo pesquisador. Entretanto, é importante considerar que, de acordo com o enfoque teórico-metodológico da pesquisa, esse item não precisa ser considerado. A formulação clara do problema e a elaboração dos objetivos, por si, já conduzem à(s) resposta(s) do que se espera com a pesquisa.
6. Referencial Teórico (Básico)
Este item do projeto de pesquisa, também chamado de fundamentação teórica básica ou revisão de literatura, representa o momento em que o pesquisador procura conhecer o que já foi produzido sobre o tema, através de um rigoroso levantamento bibliográfico. A leitura é de fundamental importância nesta etapa porque vai definir o quadro teórico que permitirá o desenvolvimento da pesquisa.
7. Metodologia
É o “caminho” a ser percorrido na pesquisa. Nesta etapa, também conhecida como procedimentos metodológicos, o pesquisador, após ter caracterizado o problema, elaborado os objetivos e definido o quadro teórico, vai delinear os procedimentos (métodos) e as técnicas (materiais) a serem seguidos na pesquisa.
8. Características e localização da área da pesquisa
No projeto, este item é relevante quando a pesquisa se insere em um determinado local. Nesse caso, a localização, a delimitação e a caracterização da área, e também uma justificativa da escolha daquele local, são elementos importantes para auxiliar na compreensão do problema que originou a pesquisa. Entretanto, se as informações sobre a localização da área da pesquisa, a delimitação temporal e espacial e as características forem consideradas na Introdução do projeto, não há necessidade de destacar este item, em separado.
9. Plano preliminar de redação
É o roteiro a ser seguido pelo pesquisador, indicando os itens que irão compor o trabalho, ou seja: partes, capítulos, subcapítulos. A ordenação lógica e coerente das etapas é importante no desenvolvimento da pesquisa.
10. Cronograma
A delimitação do tempo, inicial e final, da pesquisa é importante porque demonstra a duração de cada item, necessário ao desenvolvimento do plano. O cronograma pode ser organizado de forma mensal, bimestral, trimestral, semestral.
A organização dos itens que compõem o cronograma vai depender do tipo de pesquisa proposta. A sugestão apresentada é para um projeto de dissertação de mestrado e tem por objetivo auxiliar o pesquisador na organização de seu cronograma.
Nos projetos de pesquisa para elaboração de dissertação ou tese deverão estar previstos os seguintes itens: defesa do exame de qualificação, defesa da dissertação, defesa da tese.
11. Orçamento (Recursos)
O orçamento (previsão de custos) deve constar no projeto de pesquisa, se houver solicitação de recursos. Assim, é importante considerar gastos com pessoal e com materiais (de consumo e/ou permanentes) para a realização da pesquisa.
12. Referências
As referências correspondem à relação das fontes utilizadas para a elaboração do projeto: livros, revistas científicas, jornais, revistas, vídeos, documentos eletrônicos, CD-ROM...). Na conclusão final do trabalho estas referências serão acrescidas de outras obras.
De acordo com a ABNT/NBR 6023:
- a referência pode aparecer no rodapé, no fim do texto ou de capítulo, em lista de referências ou antecedendo resumos, resenhas e recensões;
- as referências são alinhadas somente à margem esquerda;
- usa-se espaço simples entre as linhas para digitar as referências e espaço duplo para separar as referências entre si;
- usa-se negrito, grifo ou itálico no título das publicações.
13. Anexo (s)
São documentos complementares, colocados ao final do texto para não alongá-lo e não interromper a seqüência lógica da exposição. Os anexos servem para enriquecer e esclarecer o projeto ou o trabalho final.
Hipótese: uma proposição, ou seja, uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa (GIL, 2002, p.31). Hipótese é caracterizada como uma “verdade provisória” [...] É uma afirmação a respeito de algo ainda desconhecido ou, pelo menos, não satisfatoriamente conhecido (SANTOS, 2002, p.53). Hipótese é uma conjectura a respeito de algo. É uma resposta antecipada, provisória, relativa a alguma situação (COSTA, 2001, p.27).
Nossos agradecimentos às professoras Dra. Marilúcia de Menezes Rodrigues e Ms. Marilza Pires Rezende Abrão pela leitura e sugestões na primeira versão deste texto em 1999 e publicado em: FRANCIS, D. G.; GONÇALVES, R.; PESSÔA, V. L. S. Comunicação profissional: o ensino, a extensão e a pesquisa como práticas de construção do conhecimento. Uberlândia: UNIMINAS, 2004. p.109-113.
SOBRE OS OBJETIVOS
Os objetivos dividem-se em:
a) Gerais: são os de alcance a longo prazo. São mais amplos e descrevem resultados finais que apresentam linguagem mais genérica. Os verbos mais utilizados são: Compreender, Conhecer, Saber, Proporcionar.
b) Específicos: são os de alcance a curto prazo, caracterizam-se pela linguagem mais precisa, limitada e indicam imediatismo. Esses objetivos mais simples são alcançáveis em menor tempo e explicam o desempenho observável. Alguns verbos que poderão ser usados na elaboração de objetivos específicos nos projetos de pesquisa são: acompanhar; adquirir; analisar; aplicar; apontar; apresentar; arrolar; assinalar; assistir; avaliar; caracterizar; citar; classificar; colocar; comparar; compor; correlacionar; construir; criticar; definir; demonstrar; descrever; desenhar; destacar; determinar; elaborar; escrever; especificar; estabelecer; examinar; explicar; fazer; formular; identificar; ilustrar; indicar; informar; interpretar; investigar; justificar; listar; localizar; mostrar; ordenar; organizar; planejar; preparar; propor; quantificar; reconhecer; relacionar; reorganizar; reunir; selecionar; sintetizar; sistematizar; transcrever.